PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

A poesia da criação

 

 
Joia br - 10 de março de 2014
 


A designer e empresária mineira Mary Arantes ministra palestra e workshop no Espaço São José Liberto, Polo Joalheiro do Pará.

Da redação - Nesta terça-feira (11), a mineira Mary Arantes estará em Belém (PA) para ministrar a palestra "A poesia da Criação", quando irá abordar o ciclo do processo criativo na moda, que envolve pesquisa, concepção, fabricação, promoção e comercialização. A consultora vai aliar à abordagem sua experiência profissional como designer e empresária. Mary e proprietária da badalada marca de bijuterias Mary Design.

Mary Arantes emprega, atualmente, em seu ateliê e em sua fábrica, em torno de 60 funcionários, responsáveis pela produção mensal de mais de 15 mil peças de sua autoria, que são comercializadas em mais de 500 lojas multimarcas por todo o Brasil. Suas criações sempre privilegiam técnicas artesanais e são mais do que adornos: carregam histórias, conceitos, e são fruto de muita pesquisa e observação.

Dentista por formação, Mary Figueiredo Arantes nasceu em Rio do Prado, no Vale do Jequitinhonha, interior de Minas Gerais. Acostumada a brincar com retalhos na alfaiataria de seu pai, tem apreço pela reciclagem e reutilização de materiais. Fazer design com o mínimo, segundo ela, é tarefa de quem nasceu no Vale. "Afinal, a necessidade é a mãe da inventividade".

Consultora do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a talentosa Mary também é poeta e leva seu traço para as crônicas que escreve. Seu livro "As preciosas coisas banais" é extensão desse apreço pelo mínimo. A designer costuma citar uma frase de Manoel de Barros como lema: "Fazer o desprezível ser prezado é coisa que me agrada".

 

A palestra "A Poesia da Criação" faz parte da programação de qualificação e capacitação profissional do APL de Moda e Design do Espaço São José Liberto / Polo Joalheiro do Pará. Promovido pelo Governo estadual, por meio da Seicom, o evento é realizado pelo Igama, organização social gestora do São José Liberto, em parceria com o Sebrae/PA, IAP, Incubadora Pará Criativo, UEPA, Iesam, FAP e Unama.

Oficina

Já entre os dias 12 e 14 de março, Mary Arantes comanda o "Workshop de geração de produtos de acessórios de moda". A oficina tem como público alvo microempresas, designers participantes do Programa Polo Joalheiro e empreendedores criativos atendidos pelo Sebrae do Pará.

A partir da realização do workshop será gerada a coleção "Acessórios de Moda 2014 do ESJL", resultado de parceria firmada entre a Seicom, o Igama e o Sebrae/PA. O lançamento da coleção acontecerá no Minas Trend Preview, evento de moda e design, que será realizado em Belo Horizonte (MG), de 8 a 10 de abril.


Chapas de raio X recicladas se transformam em um maxicolar (Mary Design)

Linhas e miçangas remetem aos ateliês de costura e fazem lembrar do prazer único
de se ter algo feito à mão (Mary Design)

A palestra e o workshop acontecem no auditório do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas - Belém - Pará). Mais informações: (91) 3344-3518 e 3344-3557.

fotos: 42 Fotografia (divulgação)


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias