PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Lançamento de livro

 

 
Joia br - 08 de novembro de 2012
 

Obra mostra o processo criativo da joalheira-artista Miriam Mamber.

Da redação - Nesta quinta-feira (8), a partir das 18h30, a Livraria Cultura* recebe Miriam Mamber para o lançamento do seu livro (Miriam Mamber - Editora Bet, 2012, 240 páginas). A obra sintetiza a vida e o processo criativo da artista curitibana, radicada em São Paulo, que conquistou vários prêmios na área da joalheria e realizou exposições no Brasil e no exterior.

Além de belas fotos das criações mais representativas de Miriam Mamber, o livro traz uma apresentação assinada pela artista e professora de design de joias Miriam Mirna Korolkovas, uma entrevista realizada pela professora da FAU-USP Maria Cecília Loschiavo Santos e um texto da antropóloga e professora da USP Lilia Moritz Schwarcz.

“Não só de rompantes de criatividade é feito seu trabalho: como uma artista completa, ela domina a técnica; é capaz de fazer suas próprias joias, e por isso se preocupa com detalhes que apenas o olho atento pode ver. [...] Em cada peça, uma solução é encontrada para dar movimento, deixar sobressair um fragmento que interessa à artista. Num vai e volta, vira e desvira, torce e retorce, as joias dançam sobre o corpo, potencializando movimentos.
(Miriam Mirna Korolkovas, na apresentação do livro).

Filha de imigrantes europeus que se estabeleceram no Brasil após a Segunda Guerra Mundial, a curitibana Miriam passou a infância numa pequena cidade de Santa Catarina, retirando da natureza e do armazém de seus pais a matéria-prima de suas primeiras criações. Não por acaso, seu trabalho consiste em buscar inspiração nos lugares menos evidentes, criando peças transgressoras e carregadas de simbologia. Nas mãos de Miriam, elementos inusitados como grãos de café, moedas, fósseis, folhas e partes de objetos arqueológicos unem-se a pedras e metais nobres, transformando-se em joias de alto valor estético e cultural.

* Livraria Cultura: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Bela Vista - São Paulo - SP

Matéria relacionada (arquivo Joia br / 2003):
>>>Transmutações - Miriam Mamber

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias