PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

PetrAurum

 

 
Joia br - 08 de outubro de 2012
 

Exposição reúne joias do acervo do IBGM e uma seleção de peças premiadas pelo concurso AuDITIONS no Brasil e no exterior.

Da redação - Pedras preciosas, ouro e design de joias são o foco da exposição PetrAurum, que acontece de 9 a 28 de outubro, no Museu de Artes e Ofícios, dentro da programação da Bienal Brasileira de Design, em Belo Horizonte (MG). A mostra tem curadoria do joalheiro Manoel Bernardes.

Cerca de  200 peças compõem a exposição, que faz um registro evolutivo do design de joias no Brasil, valorizando as gemas preciosas e o ouro. Serão exibidas joias do acervo do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e uma seleção de peças premiadas pelo concurso AuDITIONS, promovido pela mineradora AngloGold Ashanti no Brasil e no exterior.

Adorno de cabeça “Ethos” (design de Kika Alvarenga e Guilherme Canabrava), joia que faz parte da coleção AuDitions 2006 (foto: Robert Schwenck) / Anel criado pela designer Carla Abras e patrocinado pela joalheria Manoel Bernardes - peça vencedora da categoria "Lapidação Diferenciada" do Prêmio IBGM 2012.

Manoel Bernardes conta que a mostra não será cronológica, mas irá apresentar aspectos recorrentes que se destacam na forma criativa dos designers nacionais. A exposição é divida em quatro salas, com ambientes distintos. No espaço destinado ao Prêmio IBGM, quatro temas principais se destacam: “Pedra Brasileira”, “Natureza”, “Full Color” e “Formas”. Já na sala AuDITIONS, a divisão será pelos seguintes nichos: “Formas”, “Repetição” e “Sensualidade”. A Sala 3 fará um paralelo entre as edições do concurso AuDITIONS promovido pela Anglogold Ashanti na Índia, África do Sul e China, dialogando com a produção brasileira. E a Sala 4 apresenta a “Identidade do Design Brasileiro”, com iconografias do Brasil e um questionamento: “Para onde estamos indo?”. “A ideia é discutir sobre como dar uma identidade nacional às nossas joias, sem ser óbvio, estereotipado”, diz o curador.

Mostra “PetrAurum – A construção de uma identidade para a joia brasileira”
Local: Museu de Artes e Ofícios - Belo Horizonte - MG
Abertura (para convidados): 8 de outubro
Visitação: de 9 a a 28 de outubro
Horário de Funcionamento: Terça e sexta-feira, de 12h às 19h;
Quarta e quinta-feira, de 12h às 21h; Sábado, domingo e feriado, de 11 às 17h
Entrada gratuita

Matéria relacionada:
>>> IV Bienal Brasileira de Design

fotos: divulgação

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias