PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Patrimônio

 

 
Joia br - 08 de setembro de 2012
 

Coleção de joias homenageia os 400 anos da capital maranhense.

Da redação - Em comemoração aos 400 anos da cidade de São Luís, a rede de joalherias Rosa Rio convidou a designer Raquel Neves* para criar uma coleção em homenagem à data.  Inicialmente habitada por índios, a capital maranhense foi fundada por franceses em 8 de setembro de 1612 e depois colonizada pelos portugueses.

A miscelânea étnica e cultural criou uma linda cidade, tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1997. Um cenário rico em arte, arquitetura, artesanato e belezas naturais, que serviu de inspiração para Raquel Neves desenvolver a coleção "Patrimônio".

Composta por 4 linhas, a coleção segue a cronologia da história da cidade, adicionando um toque de misticismo e religiosidade. Assim, os indios são lembrados através do artesanato da cestaria pelas joias da linha "Tramas".

A linha "Lenda" retrata os costumes locais, como a "lenda da serpente". Como a cidade é uma ilha, o mito diz que quando a serpente encontrar seu próprio rabo, a ilha se afunda. Há também escapulários com as imagens de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade, e de São José do Ribamar, padroeiro do Maranhão.


A linha "França" traz como destaque o Anel do Rei. A joia é feita em ouro rosa, diamantes e quarzo negros, e seus traços lembram uma armadura medieval com detalhes de uma flor de lis, símbolo da monaquia da França. A capital do Maranhão é a única cidade brasileira fundada por franceses e seu nome é uma homenagem ao Rei Luís IX.

A linha Azulejos faz referência ao acervo arquitetônico colonial, que inclui sobrados revestidos com lindos e requintados azulejos portugueses.


O lançamento da coleção Patrimônio aconteceu dia 30 de agosto, com festa e desfile na concept store Rosa Rio, em São Luis.

* Raquel Neves é formada em Belas Artes pela Escola Guignard, aprendeu design e joalheria na conceituada Escola Mineira e fez ainda um curso de criação em Toronto, no Canadá. Premiada em concursos no Brasil e no exterior, atualmente é diretora da Keo Design e Joalheria keoportfolio.blogspot.com.br .

fotos: divulgação


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias