PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Golpe de sorte

 

 
Joia br - 07 de setembro de 2013
 


Colar comprado por 15 dólares será leiloado este mês em Nova York. O preço inicial de venda é estimado em 200 mil dólares!

Da redação - A Christie's NY irá leiloar, no dia 26 de setembro, um colar de Alexander Calder, uma obra clássica do início dos anos 1940, extraordinária tanto em sua proveniência quanto na sua estética e design. A peça de prata, curiosamente, estava em exposição em um flea market (mercado das pulgas) no Brooklyn, em Nova York, e foi vendida por apenas 15 dólares.

A compradora não tinha conhecimento da origem da obra, até que ela viu um colar semelhante na capa de uma revista anunciando a exposição "Calder Jewelry" no Museu de Arte de Filadélfia. Após entrar em contato com a curadora da exposição, Elisabeth Agro, a sortuda proprietária do colar levou a peça para a Fundação Calder, em Nova York, onde foi registrada nos arquivos.


Artista famoso por suas esculturas e móbiles, Calder fazia joias e presenteava familiares e amigos, como Joan Miró, Georgia O'Keefe, a galerista Peggy Guggenheim e a atriz Jeanne Moreau. Calder era contrário à fabricação em massa de sua obra; cada peça que criava era trabalhada à mão, preservando as marcas do martelo nas superfícies metálicas para enfatizar a conexão entre o autor e o material.

O colar, descoberto casualmente, vai agora a leilão pela Christie's e tem o preço estimado entre 200 e 300 mil dólares!

Foto: Christie's (divulgação)

 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias