PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Preview: Fabergé em BaselWorld

 

 
Joia br - 07 de março de 2012
 

Peça única, de alta joalheria, é destaque entre os muitos lançamentos da Fabergé em BaselWorld

Da redação - A Fabergé promoverá o lançamento de várias coleções em BaselWorld, o salão mundial de joias, relógios e afins que será aberto nesta quinta-feira, dia 8, na cidade suíça de Basileia.

Umas das novidades é a coleção que faz referência ao estilo Rococó - que tanto influenciou as obras de Peter Carl Fabergé. Composta por pingentes e anéis em forma de ovos, a coleção tem a decoraçao inspirada na tradicional técnica russa de trabalho com verniz.

Os famosos ovos Fabergé também estão presentes nas coleções Les Impératrices e  Les Palais Imperials. A primeira rende tributo à imperatriz Alexandra, esposa de Nicolau II, e a outras mulheres da família imperial russa, com joias em ouro rosé com diamantes brancos e safiras rosa, ou em versões com safiras azuis, tsavoritas e rubis cravados em ouro branco enegrecido, criando um romântico efeito vintage de uma relíquia preciosa.

Já a segunda coleção presta homenagem aos magníficos palácios da região de São Petersburgo. Composta por conjuntos coordenados de pingentes e brincos, as joias são feitas em ouro, esmalte e diamantes,  evocando o esplendor dos salões dos grandes palácios imperiais.

A suntuosa decoração dos palácios inspirou também a criação da Matelassé, uma coleção  contemporânea de pingentes, anéis e brincos em ouro branco, amarelo ou rosa, adornados com diamantes e outras pedras preciosas.

Masterpiece

Além destas e outras novidades, o grande destaque entre os lançamentos da Fabergé é, sem dúvida, o colar Romanov. A joia foi produzida a partir de uma releitura de um desenho em guache feito por Agathon, irmão caçula de Peter Carl Fabergé, em 1885. É uma maravilhosa peça que se adapta aos ombros e ao pescoço feminino.


O desenho em guache de Agathon Fabergé, de 1885, que inspirou a criação...

O complexo desenho do novo colar levou dois meses para ser concluído, seguido de outros 14 meses de um intenso e meticuloso trabalho manual de confecção por experientes artesãos, ourives e cravadores. A joia tem 79 esmeraldas (totalizando 186,85ct) em forma de cabuchões - porém cada uma delas foi lapidada com a correta característica imposta pelo design, além de uma única esmeralda em lapidação pêra com 30,65ct. As gemas, produzidas na mina da empresa britânica Gemfield na Zâmbia, foram escolhidas uma a uma em estado bruto para combinar qualidade e características, compradas em leilões e selecionadas pela diretora de criação da Fabergé, Katharina Flohrr.


...do magnífico colar Romanov.

A joia, além de poderosa, também é versátil: o colar pode ser desmembrado
e usado de duas outras formas.

O colar Romanov é composto por uma treliça de esmeraldas combinadas com diamantes brancos. No total, são 2.225 gemas, totalizando 363,48ct, sendo 1.991 diamantes brancos em lapidação redonda com 98,15ct e 151 diamantes em rose cut com 43,29ct, além de um diamante em lapidação pêra de 3,48ct e outro diamante rose cut de 0,67ct. O maravilhoso colar evoca o espírito da esplendorosa época do czares russos da era Romanov, associado ao talento e perfeição inerentes à Fabergé.

Veja também:
>>> Empresas brasileiras participam de BaselWorld 2012

fotos: divulgação

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias