PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Da bancada ao voluntariado

 

 
Joia br -06 de julho de 2015
 


Designer goiana passa a marca de joias à filha e troca o ateliê pelo serviço voluntário.

Da redação - Decidida a passar seu ateliê à filha Ioná, Adeguimar Arantes optou por se estabelecer na cidade de Nova Aurora, em Goiás.  Para a designer, que se despede da bancada após 31 anos de atividade para se dedicar totalmente ao voluntariado, as iniciativas agora continuarão na  busca de evitar o desperdício e promover reciclagem e upcycling. “É um projeto de ação eco-cultural. É preciso estender o ciclo dos produtos", define a artista, que sempre teve entre suas práticas de trabalho a reutilização de metais, gemas e outros materiais.

Herdeira da sensibilidade e do talento maternos, Ioná Arantes levará adiante a prestigiada marca estabelecida por Adeguimar, que passará a atuar como consultora da filha e, esporadicamente, produzirá alguma joia para acervo.

Para que seja consolidada a transição, Adeguimar deixou um extenso banco de modelos exclusivos, já com as gemas a serem usadas em cada um e mais dez coleções com conceitos criados e registrados, suficientes, imagina, até a próxima geração.

Brincos de ametistas (cor intensa natural sem tratamento) com diamantes em lapidação brilhante e madeira de aroeira / Broches-pendentifs de borboletas com asas de turmalinas bicolor, turmalinas brutas nas antenas, ouro amarelo 18k, rubi, diamante e aroeira (madeira reaproveitada de uma cerca antiga) / Anel de ouro 18k com diamantes brown, diamante azul e topázios imperiais.

Adeguimar cumprirá contratos até outubro de 2016, com o último “sutiã joia” de uma série idealizada para o Outubro Rosa - ação em favor da luta contra o câncer de mama, que sempre apoiou -, além de concluir a última edição da coleção “Tão Aroeira Quanto Rosa" (saiba mais sobre estas ações aqui).

Nova geração

A designer Ioná Arantes cresceu perto da bancada onde a mãe criou centenas de joias que têm como DNA a biodiversidade do cerrado de Goiás. Seguindo os passos de Adeguimar, Ioná se enveredou pelo mundo das joias e acessórios, fiel à proposta do fazer artesanal e de reutilizar materiais - de olho na preservação da natureza. Em 2009, apresentou uma coleção com anéis e brincos feitos com fios de algodão tingidos, retalhos de jeans, prata reciclada rodinada e, é claro, gemas preciosas brasileiras (veja aqui). Pouco tempo depois, à frente da empresa Flores de Gabi (de Caldas Novas), passou  a comercializar criações executadas em conjunto com Adeguimar.

A parceria entre mãe e filha se formalizou em 2013, quando foi lançada a marca "Ioná e Adeguimar Arantes", com joias assinadas pela dupla. No mesmo ano, Adeguimar começou a produzir, com exclusividade, joias finas para um seleto grupo de clientes, além de criar, sob encomenda, acessórios como calçados, xales, lingerie, chaveiros e objetos de decoração – todas peças únicas (veja aqui).

No ínicio deste ano, as duas artistas inovaram ao lançar um novo modo de negócio para o mercado  - o leasing de joias (veja aqui).

fotos: Pedro Wilson Moura

 

 

 

 

 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias