PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Em Portugal


 
Joia br - 04 de outubro de 2016
 

Brasileiro ministrará palestras sobre design e criação de joias no Cindor e na Universidade do Minho.

Da redação -  O gaúcho Celso Dornelles recebeu um convite para palestrar no Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria (Cindor) em Gondomar, Portugal. No dia 12 de outubro, ele irá compartilhar sua experiência profissional como autor e designer de joias - trajetória iniciada na Itália e continuada, até hoje, no Brasil.

Mestre em Design, Dornelles falará sobre a criação de joias, noções de mercado, evolução das tecnologias e o valor do design como ferramenta estratégica para gerar novos produtos, agregar valor, sentimentos e desejos às joias.

O Cindor foi criado em 1984 por protocolo celebrado entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P. (IEFP) e a Associação dos Industriais de Ourivesaria e Relojoaria do Norte (atualmente a associação passou a designar-se por AORP Associação da Ourivesaria e Relojoaria de Portugal), sendo o único centro de formação profissional em Portugal instituído, especificamente, para o setor da ourivesaria e relojoaria.


Celso Dornelles é joalheiro e designer, com formação na Itália, no Instituto Poligráfico Zecca dello Stato. Em Roma, manteve um atelier por 24 anos, criando joias, ministrando cursos e executando restauro de peças antigas de joalheria. Voltou a Porto Alegre em 1995, onde fundou e coordena o Núcleo de Design de Joias da Apdesign / RS. Foi vice-presidente da Associação dos Profissionais em Design/RS e membro do Programa Gaúcho de Design/RS. Além de criar joias exclusivas, também é professor no Curso de Extensão Design de Jóias da Feevale. Suas joias já foram expostas no Louvre, em Paris, na Expo'98 de Lisboa e na feira de joias e relógios de Hong Kong Fair, como também fazem parte de catálogos e revistas.

Dornelles também foi convidado a palestrar na Universidade de Minho (UMinho), na cidade de Guimarães. Lá, além de abordar sua carreira na joalheria, o brasileiro irá falar como a profissão e o profissional estão interligados ao mundo da moda. A palestra acontece no dia 13 de outubro.

A UMinho não possui Curso de Joalheria e, sim, Licenciatura/Graduação em Design e Marketing de Moda; dois mestrados, um Mestrado em Design e Marketing Têxtil e Vestuário, e um Mestrado em Design de Comunicação de Moda e abriu, recentemente,  um Doutorado em Design de Moda.

Fundada no ano de 1973, a Universidade do Minho mantém um campus na cidade de Braga e os campis de Azurém e de Couros, ambos em Guimarães. É rec​onhecida pela competência e qualidade dos professores, pela excelência da investigação, pela ampla oferta formativa graduada e pós-graduada e pelo alto nível de interação com outras instituições.

Veja também:
>>> Celso Dornelles lança coleção de joias exclusivas com pepitas de ouro
>>> A primeira joia com uma nova gema brasileira

Fotos: Celso Dornelles - arquivo pessoal


 




© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias