PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Venda milionária

 

 
Joia br - 04 de maio de 2016
 

Uma das maiores descobertas do século, o diamante "Lesedi La Rona" será oferecido em um leilão. Estima-se que sua venda poderá ultrapassar US$ 70 milhões.

Da redação - A Sotheby’s acaba de anunciar que irá vender o "Lesedi la Rona" - o maior diamante bruto descoberto em mais de um século. A gema pesa 1.109 quilates e será leiloada em Londres no próximo dia 29 de Junho.

A casa de leilões estima alcançar mais de 70 milhões de dólares com a venda, segundo o comunicado à imprensa, emitido nesta quarta feira (4). O Lesedi la Rona ("Nossa Luz") foi descoberto pela Lucara Diamante Corp., em novembro de 2015, em sua mina Karowe, em Botsuana (veja aqui).


Medindo 66,4 x 55 x 42 mm (aprox. do tamanho de uma bola de tênis), este diamante em bruto de transparência e de qualidade excepcional tem cerca de 2,5 a 3 bilhões de anos.

Diamantes são extraídos continuamente há séculos em vários locais ao redor do mundo, mas nenhum que se compare ao tamanho e a qualidade do Lesedi La Rona foi encontrado em mais de 100 anos. Em termos de tamanho, é superado apenas pelo lendário Diamante Cullinan, extraído na África do Sul em 1905, de 3.016,75 quilates.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Gemológico da América (GIA), o Lesedi La Rona é classificado como Tipo IIa límpido - um subgrupo raro e cobiçado que compreende menos de 2% de todos os diamantes.

Relatórios independentes sobre o rendimento da gema bruta também afirmaram que o Lesedi la Rona pode ter potencial para produzir o maior diamante de alta qualidade que já cortado e polido. Estes estudos também afirmam que há uma alta probabilidade de que os diamantes lapidados resultantes serão de cor "D" - a mais alta classificação de cor para diamantes brancos.

"O Lesedi la Rona é simplesmente notável e sua descoberta é a descoberta de uma vida. É uma grande honra para Sotheby’s ter sido confiada com sua venda. Todos os aspectos deste leilão são sem precedentes”, comentou David Bennett, presidente mundial da Divisão de Joias da Sotheby's, dizendo ainda que um diamante bruto desta escala jamais foi oferecido em uma venda pública.

Antes do leilão, o Lesedi la Rona poderá ser visto pelo público. O diamante será exibido na Sotheby’s de Nova York no dia 7 de maio, e na sede de Londres, de 18 a 28 de junho.

fotos: cortesia Sotheby's


 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias