PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Exposição "Pérolas" chega ao Brasil

 

 
Joia br - 02 de julho de 2014
 


Mostra, organizada por uma instituição do Qatar, reunirá mais de 200 peças - entre joias e obras de arte.

Da redação - Após uma temporada no museu londrino Victoria and Albert (V & A), a exposição “Pérolas” (veja aqui) chega ao Brasil. A mostra, organizada pela Qatar Museums, será inaugurada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP), em São Paulo, e ficará aberta ao público de 20 de julho a 28 de setembro, como parte do Ano da Cultura Qatar-Brasil 2014.

Estarão expostas mais de 200 peças, entre joias e obras de arte, mostrando uma grande variedade de cores e formas de pérolas naturais e cultivadas. A exposição apresentará o uso das pérolas ao longo dos séculos, tanto no Oriente quanto no Ocidente, como um símbolo de prestígio e riqueza, as variações de gostos em diferentes culturas e as mudanças no design de joias com pérolas.

Logo no início, o visitante conhecerá a história das pérolas e a pesca e comércio no Golfo Pérsico, Europa e Ásia, desde a Antiguidade aos dias atuais. Uma coleção de pérolas raras mostrará como as pérolas do Golfo têm sido, há tempos, algumas das mais cobiçadas e valiosas do mundo. A exposição revelará também os métodos de trabalho dos mergulhadores e as práticas comerciais dos negociantes do Golfo.

A segunda parte da exposição explora o uso das pérolas em joias e destaca as mudanças do design ao longo da história. Com isso, a mostra avança no tempo e espelha a modernidade, realçando o trabalho realizado por designers contemporâneos.

Entre os destaques, estão joias feitas com pérolas naturais do Golfo, datando de 200 d.C. a 1930 -  incluindo peças criadas por renomados joalheiros e maisons, como a Cartier; os brincos de pérolas naturais de Elizabeth Taylor desenhados pela Bvlgari e o anel de pérola favorito da atriz; tiaras reais de diversas monarquias europeias, incluindo a Tiara Spencer (1890) usada por Diana, Princesa de Gales, em várias ocasiões; um magnífico colar de pérolas da Yoko London e criações únicas da Mikimoto & Co.

Também será possível apreciar na exposição o processo de cultivo das pérolas e sua produção em escala industrial, iniciada por Kokichi Mikimoto no Japão. Mikimoto desenvolveu com êxito a tecnologia necessária para produzir pérolas a preços acessíveis. Hoje em dia, no leste da Ásia e nos mares do sul, é possível ver pérolas cultivadas em grande variedade de cores.

A diretora de Relações Culturais Estratégicas da Qatar Museums, Safiya Saif Al Hajari, afirma que a exposição se reveste de grande significado e importância por realçar um aspecto da história de seu país, além de homenagear seus antepassados que, com grandes sacrifícios, se dedicavam à busca e ao comércio de pérolas para prover o seu sustento. “Ao realizá-la, buscamos ampliar junto à comunidade brasileira a conscientização acerca da importância das pérolas na história catariana”, explica.

O Ano da Cultura Qatar-Brasil 2014 conta com a Shell e Qatar Petroleum International como patrocinadores. O objetivo é estabelecer novas parcerias na educação, no esporte, na ciência e em atividades criativas, bem como promover a valorização e a conscientização acerca da cultura, das realizações e do patrimônio cultural de ambos os países. A exposição será um dos pontos altos, entre as atividades programadas.

Exposição Pérolas
MAB-FAAP - Rua Alagoas, 903 – Higienópolis - São Paulo - SP
de 20 de julho a 28 de setembro de 2014 - terça a sexta-feira, das 10h às 21h
sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
(Fechado às segundas, inclusive quando feriado)
Entrada gratuita!

-------------------------
N.R.: O vídeo abaixo foi feito na época da exposição "Pérolas" no V & A e mostra a importância das gemas através da história - desde a Antiguidade, Idade Média, Renascimento, era vitoriana e era do jazz, até as pérolas cultivadas por Kokichi Mikimoto. Confiram:

Matéria relacionada:
>>> Exposição em museu londrino mostra o uso das pérolas através da história

fotos: divulgação

 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias