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Joias com sentimento

 

 
Joia br - 02 de junho de 2014
 

O café, como símbolo de afeto e hospitalidade, inspira a criação de uma coleção exclusiva de joias.

Da redação - Em Goiás, quando um visitante chega é recebido na cozinha, a alma da casa, onde logo se providencia um acolhedor café. Num país como o Brasil, em que a hospitalidade costuma ser a regra, o ritual afetivo da bebida fumegante estreita relações e fortalece laços.

Com base nesta tradição, as designers goianas Adeguimar e Ioná Arantes, mãe e filha, criaram uma coleção de joias exclusivas, batizada como “Cafféh do Brazil” - Café com Sentimento. O nome se vale de licença poética, pois o produto não teve sua origem no Brasil. A história narra que as primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa para o Pará, em 1727.


As joias

São 40 peças únicas criadas com ouro branco, prata, paládio e madeira envelhecida, além de gemas em tonalidades que remetem ao café, como turmalinas brutas, quartzos fumê de lapidação exclusiva, obsidianas, diamantes e pérolas.

O processo artesanal de confecção, com uso de metais reciclados, inclui um toque inusitado: pequenos recortes de coadores de pano usados decoram as joias. Desta forma, o aroma dos cafés saboreados na casa de tias, avós e amigos se tornam referências. A cultura do afeto se transmite à joia, num círculo virtuoso. Afinal, quem não tem boas recordações do café fresquinho, com aroma marcante, preparado à moda antiga?

Um dos highlights da coleção é o anel "Rosa", criado em homenagem a Rosa Okubo, imigrante japonesa que se iniciou no ramo joalheiro pela necessidade de sobreviver. Na década de 1920, quando chegou ao Brasil com o marido e filhos, Rosa foi trabalhar numa lavoura de café no interior paulista e, após alguns anos, se mudou para a capital. Em um momento de dificuldade, vendeu uma de suas joias - um anel de pérola e diamantes - a uma baronesa do café, uma peça linda que causou frisson entre as amigas endinheiradas. Rosa passou a importar pérolas do Japão e assim foi iniciado o negócio.


O anel duplo Rosa, com pérola mabe e diamantes em lapidação brilhante, traz esculpidas no metal folhas de café. A joia também pode ser usada como adorno de cabelo.

As designers pesquisaram a coleção durante dois anos. Ao longo do processo criativo, para enfatizar a proposta das joias, convidaram o público a compartilhar, na página da marca no Facebook, experiências pessoais relacionadas ao café. Foram selecionadas 12 histórias, que serão divulgadas na rede social.

A coleção “Cafféh do Brazil” - Café com Sentimento, do conceito à embalagem, está registrada em cartório.


Créditos:
Coleção “Cafféh do Brazil” - Café com Sentimento: criação Ioná e Adeguimar Arantes
fotos: Pedro Wilson Moura (divulgação)
Modelo:Michely Inocencio

 


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