PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

O Brasil da Joia, Design e Arte

 

 
Joia br - 1º de outubro de 2014
 


Livro e exposição resgatam uma parte da história da joia contemporânea brasileira através da biografia de Salvador Francisco Neto. Poemas e imagens conduzem a um cenário único de 70 anos de joalheria.

Da redação - No próximo dia 13 de outubro, a designer de joias Silvia CS Rocha e o fotógrafo Paulo R. Rocha promovem noite de autógrafos do livro “O Brasil da Joia, Design e Arte” e exposição de ferramentas especiais, peças e esculturas do mestre joalheiro Salvador Francisco Neto. O lançamento acontece no Museu da Língua Portuguesa (Praça da Língua, 3º andar) - Estação da Luz s/ nº, na capital paulista, das 19h às 22h.

"O livro e a exposição são uma primeira iniciativa de um projeto pessoal meu como pesquisadora e, também, de meu marido como fotógrafo de joias. Nosso  objetivo é registrar e divulgar parte da trajetória da joia contemporânea do Brasil dentro de um formato acadêmico atraente, para que o material oriundo  tivesse um perfil construído com informações bem pautadas dentro de uma linguagem dinâmica e original", declarou Silvia, que é pós-graduada em Design de Gemas e Joias pela UEMG, além de ter cursado Ourivesaria e Gemologia.

"O Brasil da Joia, Design e Arte" é fruto de quase oito anos de pesquisa e catalogação da obra de Salvador Francisco Neto, um dos principais representantes joia de arte no País. Além de falar sobre a vida do mestre, o livro explora as mudanças ocorridas na joalheria a partir de 1945, em 180 páginas ricamente ilustradas. Os capítulos são intercalados por poemas ou citações de Salvador, conferindo um ritmo leve ao livro e que, por vezes, dá ao leitor a sensação de estar conversando com o joalheiro.

Observando alguns preceitos de design, Silvia desenvolveu conceitos que simbolizassem a vivência profissional de Salvador. Na capa  - que somente será revelada durante o evento, a sabedoria adquirida pelo mestre ao longo dos anos está traduzida pelo lilás, cor da ametista. "Também me marcou bastante o relato de pessoas próximas ao joalheiro que se referiam a ele como um sol que queimava, já que na juventude teve que sacrificar um lado familiar para conseguir criar sua digital e fazer sua arte ser reconhecida", diz a autora. Assim, uma mandala foi intencionalmente criada com as logomarcas usadas no começo da carreira de Salvador e em uma fase posterior, para simbolizar o sol que já não queima mais e apenas espalha a luz, ilumina. "Salvador, como todo brasileiro, carrega na alma uma criatividade espontânea, alegria e inquietação", completa Silvia.

O livro "O Brasil da Joia, Design e Arte" será vendido no local do evento qo preço de R$120,00. Pedidos podem ser feitos também através dos e-mails silcsrocha@gmail.com ou paulorcfrocha@gmail.com.

Sobre os autores

Graduada em Odontologia, Silvia exerceu a profissão de dentista por quase 20 anos. Quando resolveu seguir um antigo desejo e tomar o rumo da joalheria de autor, ficou surpresa por encontrar uma literatura bem reduzida em termos de joia brasileira. "A ideia do projeto do livro surgiu quando, em meus primeiros estudos dentro da ourivesaria, entendi que a joalheria precisava de diretrizes acadêmicas para sair de um patamar que limita. A realidade mostra que, apesar do potencial criativo excepcional e da vasta gama de  materiais, ainda não temos um curso de graduação e isso dificulta um reconhecimento pleno no cenário cientifico internacional".
Paulo, seu marido, trabalhou por quase 45 anos como engenheiro ambiental. Assim como Silvia, escolheu abraçar um sonho antigo: após sua aposentadoria, profissionalizou-se em fotografia e encarou este primeiro projeto como um grande desafio.

----------------
N.R.: Joalheiro de profissão, poeta de alma, Salvador Francisco Neto foi destaque na seção Joalheria de Arte do Portal em junho de 2004 (veja aqui).

Em entrevista ao Joia br, na semana passada, Salvador - hoje com 61 anos de carreira na joalheria - disse estar emocionado com a homenagem e com a oportunidade de mais pessoas poderem conhecer sua arte. Ele nos contou que, entre as peças da exposição, além de joias e esculturas, haverá ferramentas especiais feitas por ele. Quem for ao lançamento no dia 13 será também brindado com suas poesias.

fotos: divulgação

 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias