PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Inspirações

 

 
Joia br - 1º de setembro de 2015
 


Exposição reúne joalheiros e designers de produtos em parcerias inspiradoras e preciosas!

Da redação - Imagine uma mesa que deu forma a um colar, ou uma luminária que acabou inspirando a criação de brincos.... Mesclar design, arte e joia é a proposta de uma exposição que será apresentada no Espaço da Loja Traço Design durante a IDA – Feira de Design do Rio, na próxima semana.

“Selecionamos obras de designers contemporâneos e partimos em busca de joalheiros que teriam identificação com os estilos de desenho. Criamos, assim, a primeira coleção do projeto Joia, Desenho e Arte”, diz Marta Micheli, que faz a curadoria da mostra junto com Marcelo Vasconcellos.


A Poltrona Angel, de Alê Jordão, foi transformada em joia por Leonardo Magalhães  / O colar de Carolina Alho e Bianca Bedran é inspirado na Banqueta Iaiá, de Gustavo Bittencourt

A coleção, que homenageia a arquiteta e designer Janete Costa (1932 - 2008) – uma das maiores conhecedoras do artesanato brasileiro, é composta por oito peças, com apenas cinco edições numeradas. 

Uma das joias é um colar criado por Adalberto Amorim, inspirado na mesa Hastes, do artista plástico Domingos Totora. “Flertar com metais, formas, texturas e pedras foi a base da minha peça", explica o joalheiro. O resultado é um colar com pingente de quartzo fumê (ou incolor) com uma moldura em prata, suspenso por vários fios de prata com textura e dois fios de ouro polidos.

O banco Prisma, de Zanini de Zanine, inspirou Yael Sonia a criar um colar - joia feita com ouro 18 k que terá versões com diferentes pedras brasileiras: citrino, ônix e quartzos translúcido, grafitado, fumê, dendrito e leitoso. Sobre a parceria com Zanini, Yael fala: “O que me atraiu em seu trabalho foram as linhas puras e a geometria. Como em minhas joias, as linhas puras e simples são importantes. Mantendo-me fiel ao estilo, quis expor a peça à interferência da luz, a seu reflexo e ao contraste de materiais. Neste caso, intervim nas duas superfícies quadradas (topo e parte baixa) cravando no centro uma pedra com lapidação que ilumina, dando profundidade e criando uma nova dimensão".

A luminária Anel Lamp, de Carol Gay, foi a escolhida por Willian Farias para a coleção e ganhou versões preciosas:

O abajur Arco e o aparador Veneza, de Flavio Franco, se transmutaram em joias pelas mãos de Nely Mazorra:

Lidia Cruz, que comanda a joalheria Carioquez, fez uma releitura do Banco Infinito, assinado por Guto Índio da Costa, transformando um objeto de 2 m em uma joia usável, elegante e original:  “A escolha desse móvel foi amor à primeira vista, já que as curvas suaves do Banco Infinito e o logo da Carioquez têm, além da forma do infinito, a atmosfera paisagística da cidade do Rio de Janeiro – sede das duas empresas. Não poderia haver sincronicidade maior”.

Realizada em paralelo à ArtRio, a IDA estará aberta ao público de 10 a 13 de setembro, no Armazém 4 do Píer Mauá (Av. Rodrigues Alves 10 – Rio de Janeiro – RJ). Os ingressos antecipados já estão à venda (www.ingressorapido.com.br) e valem para os dois eventos.

fotos: divulgação


 

 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias