Clique para acessar a Brilho Fashion
PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<<Voltar ao index
A roupa certa para cada tipo de festa


Sergio Augusto*

Gala, black tie, habillé, rigor, tenue de soirée, social, passeio completo, passeio formal, social completo, passeio, esporte fino, passeio informal, tenue de ville e esporte. Os convites de festas e eventos estão cada vez mais complexos na descrição do traje sugerido. Vamos desvendar esses "enigmas" e aprender como acertar o famoso dress code.

O primeiro passo é acima de tudo ter bom senso. O dress code nada mais é do que uma dica útil para cada perfil de festa, fazendo com que todos os convidados se vistam de acordo e se sintam à vontade. Confira as dicas:

Gala:
O importante é a elegância e sofisticação. Os homens devem vestir casaca (paletó preto com cauda longa e bipartida), gravata borboleta e camisa de colarinho alto. Os sapatos nessa ocasião devem ser pretos.
Já as mulheres devem optar pelo vestido longo. Jamais conjuntos de saia e blusas ou calças. Sandálias e sapatos altos casam muito bem com a ocasião, principalmente acompanhada de uma bolsa pequena e jóias.

Black tie, habillé, rigor e tenue de soirée:
O smoking, camisa rigor, a gravata borboleta preta e sapatos pretos são a indicação para os homens.
As mulheres podem optar por vestidos longos ou curtos, mas sempre sofisticados, com detalhes de transparências, bordados e pedrarias. É o momento certo para mostrar muito glamour. Abuse de decotes profundos e fendas. Écharpes, jóias ou bijuterias finas e bolsas metalizadas cabem bem na situação. Sandálias e sapatos bem altos, combinados com meias finíssimas também são excelentes opções.

Social e passeio completo, passeio formal e social completo:
Muito comum em jantares, coquetéis em geral e casamentos. Os homens, como sempre, elegantes: terno completo e gravata. À noite, cores escuras e durante o dia tons mais claros. A meia deve combinar com a cor do sapato ou da roupa.
Mulheres podem abusar de tecidos nobres, tailleurs, vestidos e decotes discretos com sandálias ou sapatos de salto alto e meias, tudo combinado com acessórios sofisticados, pérolas, bolsas pequenas, maquiagem e cabelo perfeitos.

Passeio, esporte fino, passeio informal e tenue de ville:
Todos os termos querem dizer a mesma coisa: capriche na roupa e tenha bom senso. É o traje sugerido para almoços, vernissages e teatro.
Eles não precisam usar terno. Blazer, com calças esportivas, camisa sem gravata e sapatos esportivos são perfeitos para ocasião.
As damas com um belo tailleur esportivo, vestidos leves, calças, camisas e pantalona fazem o estilo perfeito. Lembrando que bolsas maiores também encaixam. Não é preciso abusar das jóias e bijuterias, nem da maquiagem.

Esporte:
Esse é o mais fácil. Típico para almoços, exposições, inaugurações e batizados. É a hora de se vestir mais à vontade. Vestidos de alças, saias, calças, camisas, blusa e jeans, tudo isso é permitido no traje esporte. Aqui o salto alto não é obrigatório e sim opção.
Homens com calças de sarja e camisa pólo ficam bem, mas devem tomar cuidado com o tênis. Para não errar, é preferível o uso de sapatos esportivos.

Uma última dica: não se intimide diante dos termos que figuram nos convites. Ligar e perguntar ainda é a melhor forma de não cometer nenhum tipo de gafe"


*
Sergio Augusto é estilista da Black Tie - Empresa de aluguel e venda de trajes e acessórios para casamentos e festas - www.blacktie.com.br

voltar