Clique para acessar a Brilho Fashion
PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<<Voltar ao index

M
abe ou Pérola Cultivada Composta

 


Carmen Takada

A produção de mabe, terminologia japonesa, é baseada no princípio de formação da blister. Mabe é uma pérola blister cultivada sólida. A primeira operação consiste na separação do manto da ostra e, depois, na fixação de núcleos com formato especial (semi-esférico, coração, gota, oval). Depois a ostra é colocada em cestos e novamente imersas no mar, onde o manto, gradualmente, recupera sua posição para secretar material perlífero, nestes corpos estranhos.

As jóias de pérola mabe são verdadeiros coringas: nunca saem de moda, todas as mulheres precisam ter pelo menos uma. Entretanto, nem todos sabem usá-las. A mabe é uma gema frágil, deve-se evitar o choque em superfície duras. Caso ela se danifique, não se assuste com seu aspecto, pois a impressão que se tem é que se trata de uma gema falsa. No interior da mabe encontra-se um película que se parece com plástico, que faz parte de sua montagem. Para dar suporte à mabe e transformá-la em uma jóia, seu interior é preenchido com uma resina de poliéster, formando um novo núcleo.

Conservação

As pérolas merecem atenção especial. No caso de colares e pulseiras, pelo menos a cada seis meses, é importante levar a peça ao seu joalheiro de confiança para trocar o fio (geralmente de seda) que une as gemas. Além de garantir a resistência da jóia, evitando que ela se rompa, esse cuidado também protege a própria pérola. Por ser uma gema natural, a umidade provocada pelo calor do corpo pode fazer com que ela apodreça por dentro.
Jamais deixe suas pérolas entrarem em contato direto com a água e produtos químicos em geral, como perfumes, bases, etc. Quando usar estes produtos, espere alguns minutos para colocar a jóia.