Clique para acessar a Brilho Fashion
PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<<Voltar ao index

A
ço e Ouro branco


Carmen Takada

Além do ouro, o aço inox também vem se destacando na joalheria moderna. Por sua beleza, versatilidade, facilidade de limpeza e, principalmente, devido a sua alta resistência à corrosão, o metal está cada vez mais presente em jóias e relógios. Essas características foram conquistadas com anos de pesquisa e investimento tecnológico. Por isso, é comum referir-se a ele como o material do futuro. O aço inox é totalmente reciclável e seu reaproveitamento não interfere em sua qualidade. Pode ser dobrado, cortado, estampado e soldado, adequando-se às mais diversas aplicações. O metal também oferece uma gama variada de acabamentos e texturas, do fosco ao espelhado.


O ouro branco é tão valioso quanto o de outras cores. Normalmente ele é composto a partir da mistura com o níquel ou a prata e o paládio e, por esta razão, seu aspecto final é opaco e acinzentado. Por isso, para que tenha brilho, é necessário que passe por um processo técnico de acabamento popularmente conhecido como "banho de ródio". Basicamente este processo consiste na imersão da jóia em um aparelho específico, onde é colocado um outro metal em estado sólido (geralmente a platina) que faz com que o ródio em seu estado líquido se fixe na jóia. Por falta de informação, muitas pessoas confundem essse processo com o banho de ouro. É importante esclarecer que um não tem nada a ver com o outro. Ao contrário das peças folheadas a ouro, que tem o nobre metal apenas em sua superfície, nas jóias de ouro branco ele é o principal componente.


Por esta razão é comum que após um longo período de uso a jóia de ouro branco necessite de de um novo banho de ródio, uma vez que o uso freqüente da peça pode desgastar o seu brilho (e não o ouro!). Quando isto acontecer, basta levar a peça à joalheria de sua confiança e solicitar um novo banho. Desta forma você estará garantindo para sempre o brilho e a beleza de suas jóias.

voltar