Clique para acessar a Brilho Fashion
PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<<Voltar ao index
Pati responde:


Patrícia Chamon *

Lendo sua matéria sobre "Cerimônia de noivado", chamou-me a atenção o anel de noivado. Andei lendo que quando dado o anel, não se faz necessário o uso de alianças, apenas no casamento. Isto procede? Este anel deve ter alguma característica especifica? (enviado por Maíra)

Este é um hábito bastante comum, principalmente nos EUA, onde o anel de noivado é representado por uma aliança de diamante solitário, usada apenas pela noiva. No Brasil, é costume na cerimônia de noivado a troca de alianças - que poderão ser usadas novamente no casamento - e o noivo poderá presentear a noiva com uma aliança de brilhantes, que ela usará juntamente com a aliança de ouro. Entretanto, o anel de noivado (de diamantes, geralmente) não substitui a aliança de casamento.

Ficarei noiva em outubro, em um jantar bem íntimo para alguns amigos em um
restaurante. Gostaria de saber que tipo de roupa e jóias devo usar e qual a cor
cairia melhor no meu tom de pele (negra).
(enviado por Sharlene)

Como o seu noivado será em um restaurante, o traje é informal; o que não quer dizer "qualquer roupa" e sim uma roupa casual e bacana, pois a ocasião pede. Em outubro, a temperatura já estará elevada e você poderá optar por um vestido de alcinha, ou por
um top com calça ou bermuda, ou por uma saia bacana com camiseta. Lembre-se que em todas as opções o tecido deverá ser o mais seco possivel, como, sedas, microfibras, jersei, algodao, linho, etc. Não use nada muito brilhante. Quanto ao tom de pele, apesar de muitas pessoas ditarem regras do que combina ou não, eu particularmente acredito que todas as cores sao válidas. Então eu lhe pergunto, qual a sua cor predileta? E a resposta será a cor que indicaria para a sua roupa. A jóia a ser usada nessa noite marcará a sua vida. Por isso, escolha uma peça clássica e especial que no futuro voce poderá inclusive presentear suas filhas ou, até quem sabe, netas. As pedras brasileiras são as mais indicadas. Ainda não é hora de exagerar nos brilhos. As pérolas tambem são uma boa pedida. Isso serve para orelha e pescoço; na mão esquerda, um belo anel pode, sim, ajudar a compor o visual. Uma dica oportuna é que, nesse tipo confraternização, o momento de vocês participarem o noivado é antes da sobremesa. Todos já devem estar com uma bebida na mão, para o brinde de felicidades.

No próximo sábado será a cerimônia religiosa de minhas bodas de prata. Gostaria que você me orientasse sobre quais jóias devo usar. Já aluguei um vestido azul royal... (enviado por Sandra)

Seu vestido possui bordados e uma cor marcante. Por isso, quando for escolher sua jóia, observe se os bordados possuem tons de prata ou de dourado, pois cor do metal deverá estar em harmonia com estes tons. Sugiro que use brincos maravilhosos e, assim, dispensará o uso de colar, pois sozinho ele terá o poder de iluminar você. Se desejar pode usar um belo bracelete e um anel - mas que deverá estar na mão oposta à da pulseira. Isso porque as duas peças juntas, ao invés de causarem impacto, acabam se anulando. Se optar por jóias coloridas, prefira as que sejam da gama de cores do seu vestido.

Meu marido e eu fomos convidados para um Bar-Mitzvah, mas não sabemos
com que traje devemos ir. A cerimônia religiosa será realizada às 17h30 na Sinagoga e depois haverá uma recepção no Jockey Club Brasileiro.

(enviado por Valéria C.)

Um pouco de formalidade será a opção mais acertada. Desta forma, voce poderá usar um tailleur, ou uma bela camisa com pantalona, um vestido tubo bem seco ou até mesmo uma túnica, se for seu estilo. Lembro ainda a clássica opção do "pretinho" e uma bolsa pequena. Pelo horário, não use nada muito brilhante nos acessórios. Opte por jóias clássicas. E nada de maquiagem carregada! Quanto ao seu marido, ele poderá usar calça esportiva desde que acompanhada de um blazer, ou um terno claro com gravata, ou um blazer escuro com ou sem gratava. No mais, aproveitem a ocasião para se divertir!

Tenho alguns brincos grandes, com pedras naturais (topázio, ametista, prasiolita, citrino, peridoto). A minha dúvida é: apesar de serem peças da tendência atual,
eu posso usá-los de dia? Em qualquer lugar e ocasião, ou não? Certa vez usei um dos brincos de dia e elogiaram como bijuteria bonita. Fiquei quieta, na dúvida se estava exagerando...
(enviado por Jane Kelle)

Você nao só pode como deve usar e abusar dos seus brincos de pedras coloridas no
dia-a-dia. Brincos coloridos sâo peças "coringas", que levantam o visual e podem ser usados a qualquer hora. No entanto, a cor das pedras e a forma como elas sâo combinadas sâo muito importantes para lhe oferecer um look bacana. Eu lhe aconselharia usar sempre o tom-sobre-tom. Desta forma, a jóia fica sofisticada e fácil de ser usada com qualquer tipo de roupa. Já que brincos grandes fazem parte do seu estilo, não dê importância se acharem que você está usando bijuteria. Muitas pessoas são leigas em relação a joias e não têm obrigação de identificá-las. Por isso, não encare esse tipo de situação como "saia justa" e nem pense em exagero.

Meu sogro irá se casar pela segunda vez e fazer a cerimônia em casa, para uns 150 convidados, no máximo. Irei com um vestido de cetim prata longo, bordado na alça, mas bem discreto. O decote é em "V", não muito grande e sem fendas. O que é melhor, uma corrente de ouro branco com um pingente de brilhantes ou uma gargantilha de brilhantes? Posso usar brincos compridos, ou é melhor que sejam pequenos (os dois de brilhantes) e, posso ainda, utilizar uma pulseira de ouro branco? Preciso saber qual a melhor combinação? (enviado por Renata)

Você poderá usar tranqüilamente qualquer uma dessas combinações. Se optar pela corrente de ouro branco com pngente de diamantes, use e abuse de brincos grandes. Será uma opção jovem, chic e descolada. Se você optar pela gargantilha toda em diamantes, eu lhe recomendaria o uso de brinco pequeno para nao poluir o visual.
Quanto à pulseira, pode usar com qualquer uma das combinações.

Gostaria de saber se é regra que a aliança de bodas de prata tenha ouro e prata, pois não nos agrada esse tipo tradicional. Seria correto usar alianças somente em ouro branco ou prata para o casal ou ainda um anel em ouro branco para a esposa e uma aliança em ouro branco para o esposo? (enviado por Sandra)

Você pode escolher a opção que melhor lhe agradar, seja ela toda em ouro branco, toda em prata ou com ouro amarelo e branco juntos. Nao há uma regra rígida para as alianças. Além disso, caso queira, ambos podem usar anéis feitos especialmente para você e seu
marido, com design exclusivo. Tais opções podem ser encontradas nas melhores joalherias do país.

Eu comprei um brinco de ouro branco com brilhantes,com certificado de garantia. Após 3 anos de uso começaram a aparecer manchas amarelas. Levei os brincos à joalheria onde comprei e fui informada que precisaria dar um banho com um produto químico, para o brinco voltar ao normal. Isso é possível? (enviado por Salete)

Além de ser possível, é a única maneira de fazer a manutenção da jóia em ouro branco. Isso acontece porque o ouro branco é formado com 75 partes de Ouro puro mais 25 partes de ligas especiais que definem a sua cor. Estas ligas, no entanto, não deixam totalmente branco o ouro, sendo necessário o uso do banho de ródio para o devido acabamento final.

Vou ter um almoço de antigas colegas de colégio. Nem sei quem vou encontrar, não as vejo há muitos anos. Apresento-me com um tailleur cinza antracite e blusa de renda  também cinza, levemente palhetada. Penso levar brincos, alfinete e colar de pequenas pérolas com pequenos brilhantes. Irei bem? Ou melhor seria alta bijuteria, como colar e brincos compridos em cristal? (enviado por Stella Maris)

Reencontros são sempre repletos e emoções e expectativas. Você pode encontrar amigas informais, formais, divertidas, sérias, coloridas, sóbrias, atrevidas, fashion, enfim...Acho super adequado o uso do tailleur e vejo que você é uma mulher clássica. Por isso as melhores opções para acompanhar este traje são as suas jóias, que me parecem bastante adequadas para a ocasião. No mais, espero que tenha um ótimo almoço, com muitas emoções!

Vi suas dicas no Portal e gostaria de uma orientação sua. Vou fazer um ano de namoro e gostaria de presentear meu namorado com uma jóia que representasse este momento. Você tem alguma dica? Ele já usa corrente de ouro, tem relógio e não sei se usaria uma pulseira. Não usa terno no dia a dia, senão poderia dar uma abotoadura... Aguardo seu retorno e obrigada! (enviado por Edna Aparecida)

Edna, nada melhor do que estar apaixonada...e à medida que o compromisso vai ficando mais sério, é a jóia que vai mostrar que o sentimento é verdadeiro. Nada melhor do que eternizar este momento com uma jóia. Pelo seu relato sobre as jóias do seu namorado, gostaria de lhe sugerir uma opção romântica e marcante, como a confecção de um pingente bem personalizado para ele usar com a corrente de ouro dele. Para isso você precisará contar com joalherias - que possuem designers especializados - com atendimento ao cliente e confecção da jóia escolhida.

Oi, me chamo Ericka, entrei no Portal Jóiabr e adorei suas dicas sobre jóias. Gostaria de lhe fazer algumas perguntas relacionadas a jóias, pedras, etc.:
- Eu tenho um casamento bem chique para ir  em janeiro de 2006, será que você poderia me indicar algumas jóias? Elas têm que combinar com a roupa? E as cores das pedras, também? O casamento é de dia, em um clube, no campo..., vou com um vestido de seda cor de pérola... eu gosto mais dos estilos modernos.
- Qual é a diferença entre prata 950, 925 e 900?
- Mudando de assunto: você que é designer de jóias, sabe indicar onde podemos fazer cursos para sermos joalheiros? Há faculdades?
(enviado por Éricka)

Para os casamentos durante o dia no campo, as pedras brasileiras são as mais indicadas. Ainda não é hora de colocar aquela cascata de diamantes, pois as cores do dia ainda são fortes e acabam ofuscando uma à outra. As pérolas também são uma boa pedida. Isso serve para orelhas e pescoço; nas mãos, um belo diamante pode sim, ajudará a compor o visual que deve estar sempre em harmonia com as jóias usadas.

- A prata possui variadas gradações que indicam o seu nível de pureza. A prata pura ou prata fina possui o teor de pureza iguala 1000. A Prata 950 - contém 5% de liga. É a ideal para a fabricação de jóias artesanais. Apresenta alto brilho e ótimo grau de dureza. A Prata 925 - Contém 7,5% de liga de cobre. A Prata 90 ou 900 - é a de menor valor. Depois de fundida, em altas temperaturas, é usada para banhar objetos de latão, de cobre, de ferro e de estanho, entre outros metais.

- Para você que quer ingressar no ramo joalheiro, aqui no Portal há um guia completo de cursos para pesquisa: www.joiabr.com.br/cursos/index.html
Boa sorte!

Fale-me sobre as perolas shell, muito usadas atualmente. (enviado por Amália)

A Pérola Shell nada mais é do que uma “pérola” feita de material sintético e por isso sem grande valor comercial. A pérola shell é uma imitação. Todo e qualquer produto artificial, ou artificialmente modificado, cuja aparência se assemelhe à das pérolas naturais ou de cultura, como, por exemplo, esferas de vidro ou plástico pintado com essências de cor e efeito “nacarado” e pérolas de cultura cobertas com tintas, vernizes, ceras, resinas ou outros produtos que lhe que separem o nácar da superfície, podem ser classificados como imitações.
Expressões como “Pérola Majorica”, “Pérola Cristal”, “Pérola Kobe”, "Pérola Shell", entre outras, que, designando imitações de pérolas fabricadas pelo homem (e que nada têm a ver com pérolas naturais ou de cultura), em nada informam o consumidor da sua efetiva natureza artificial, induzem ao erro, dando a idéia que se tratam de pérolas (naturais ou de cultura) de determinada categoria, qualidade ou proveniência. Esta situação lesa diretamente o setor de joalharia, pois, por hipótese, um consumidor ao querer comprar um artefato com “pérolas” poderá optar, sem se aperceber (e isto é que é grave!) por uma imitação qualquer, eventualmente mais barata, subsistindo a idéia de que o que comprou é “verdadeiro” e mais barato do que nas joalharias e ourivesarias.

Vou me casar, gostaria de saber se aliança de casamento pode ter brilhantes. Minha futura esposa quer colocar duas pedrinhas de brilhante na aliança dela e na minha nenhuma. Posso fazer isso? (enviado por Alexandre)

Não há problema a aliança de sua esposa ter detalhes em diamantes. Pelo contrário, as alianças de casamento com diamantes estão em alta e diversas joalherias possuem opções de jóias deste tipo.
A aliança é conhecida como símbolo de união - sua forma circular representa a eternidade do amor e o ouro simboliza os sentimentos nobres. Após a cerimônia de casamento, a aliança é usada no dedo anular esquerdo pois, como acreditavam os antigos egípcios, ali havia uma veia ligada diretamente ao coração.

Gostaria de mais informações sobre o real motivo do escurecimento da prata... Soube que isto pode denunciar taxas perigosas de iodo no corpo.
(enviado por Mario Filho)

A prata é muito sensível ao enxofre e ao cloro que estão presentes na composição de variados produtos de uso doméstico, como a água sanitária (contém cloro), cola branca (contém enxofre), água oxigenada cremosa (contém enxofre). Além disso, alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contacto com combustíveis também podem ocasionar o escurecimento. Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, portanto, evite usar suas jóias enquanto manusear esses produtos e alimentos. Evite, também, guardá-las em caixas ou sacos colados com cola branca. A maior responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica, especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases do escapamento contêm grande quantidade de enxofre. Quanto ao alto índice de iodo no sangue, eu não tenho nenhuma informação que escureça a prata. Sabe-se, porém, que pessoas que possuem elevado índice de ácido úrico ou estejam fazendo uso de algum medicamento especial podem escurecer peças de ouro.

Patrícia, ganhei um colar de pérolas longo de 1,60 m. Minha altura é de apenas
1,56, para 56 k. Ele me parece grande demais para mim. Como devo usá-lo?

(enviado por Angela)

Ângela, 1,60m de fio é muita pérola. Ele é maior do que você! Com toda certeza ele é enorme. No entanto, você pode dividi-lo em 3 colares de 53 cm ou, se preferir, faça um colar mais longo ao outro e confeccione uma pulseira com o restante das pérolas. Procure uma boa joalheria que preste serviços de design ao cliente e peça para desenharem algumas opções para você. Escolha a que mais lhe agradar!

Meus pais irão comemorar 40 anos de casados (bodas de rubi) e gostaria de
saber se existe uma aliança para essa ocasião tão especial. Se tanto o
homem como a mulher usam?
(enviado por Hellen)

Não há uma aliança especifica para bodas de rubi. No entanto, nada impede que seja confeccionado um belo par de alianças de ouro com rubis que, com design adequado, possa ser usada pelo casal.

Meu marido quer saber qual pedra colocar na aliança junto com a prata, na comemoração de nossos 25 de casamento. (enviado por Heloísa)

Não há uma pedra específica para as Bodas de Prata, a regra nos diz apenas para no caso de troca de alianças, esta passe a possuir um detalhe em prata ou ouro branco. No entanto, nada impede de ter sua pedra favorita no design da sua nova aliança. O mais importante, talvez, não seja procurar o significado de cada pedra, mas buscar a felicidade e o desafio de alcançar a cada ano novas bodas, com muito amor e carinho, mesmo que sejam de madeira, trigo ou até de papel!

Já namoro há mais de um ano e pretendo ficar noiva em breve. Poderia me informar sobre tipos de alianças? (enviado por Priscilla)

O anel de noivado pode ser desde uma aliança de ouro simples até peças com diamantes em lapidações mais variadas possíveis. E elas simbolizam o amor e a maturidade de seu relacionamento. Converse com seu namorado e vá a uma joalheria de sua confiança para ver os inúmeros modelos existentes. Mas lembre-se que o anel de noivado não substitui a aliança de casamento!

Patrícia, meu colar de pérolas "quebrou" e eu mesma queria consertar. Que tipo de fio eu uso? É difícil? Pode me dar alguma dica? (enviado por Lela)

Para a enfiação de pérolas em colares é preciso mão-de-obra especializada. Pode parecer fácil, mas é um trabalho bastante complexo e artesanal. Geralmente os fios usados para a amarração são de algodão e devem ser substituídos, em média, a cada três anos, pois com o passar do tempo o fio cede. Boa sorte!

Estou em dúvida sobre o que usar no jantar de noivado de meu filho. Para presentear a noiva vou dar uma corrente em ouro branco com um pingo de luz (pingente). Desde já, conto com sua ajuda!(enviado por Dora)

O noivado é uma festa intima, para amigos próximos, familiares e os futuros padrinhos do casamento. Por isso, na hora da escolha do traje opte por uma roupa clássica e discreta, para não se diferenciar muito dos demais convidados. Você pode usar uma jóia com pedras coloridas, que dará um ar descontraído ao visual e está super “in”, ou uma bela peça com diamantes que é sempre clássico, chique e elegante... O presente da noiva deve ser entregue no momento dos cumprimentos, logo após o pedido e a troca de alianças. No mais, a alegria deste momento fará que você arrase! Boa sorte!

Sempre quis ter um pingente de cristal, porém tenho medo comprar gato por lebre, como saberei saber se é verdadeiro ou sintético? Porque é tão caro? (enviado por Rita)

Peças com cristais estão em alta. Por isso, várias joalherias têm investido pesado nestas gemas. O preço agrega uma série de fatores como mão-de-obra qualificada, design e lapidação da gema, dentre outros. Sugiro que você adquira em uma joalheria de sua confiança e peça sempre o certificado da jóia, afinal, somente assim, você poderá assegurar que não está comprando “gato por lebre”.

* Chama-se de sintética a gema produzida em laboratório, mas que existe também na natureza. São exemplos bem conhecidos a esmeralda sintética, o rubi sintético e até mesmo o diamante sintético, embora este seja fabricado principalmente para uso em ferramentas de corte e perfuração. Uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determina que a gema sintética deve ser sempre e claramente identificada como tal. Não se pode, portanto, anunciar ou exibir uma esmeralda produzida em laboratório chamando-a apenas de esmeralda. Deve-se chamá-la de esmeralda sintética. E mais, a palavra sintética não pode ser escrita em tamanho menor ou com menos destaque que a palavra esmeralda. O mesmo vale para as outras gemas.

Tenho um brinco de ouro com brilhantes que ficou "avermelhado". O que posso fazer para limpá-lo? (enviado por Ana)

O seu brinco ficou com aspecto avermelhado devido a uma possível oxidação das ligas de metal que estão na sua jóia. São vários agentes externos que oxidam a jóia, que é feita de ouro ligado. O ouro 1000 é muito mole e não há como usá-lo na confecção de jóias. Por isso, são necessárias as ligas. Fica claro que ouro não oxida, o que oxida são as ligas - que podem ser de prata, cobre, paládio...
Recomendo que a limpeza seja sempre efetuada em uma joalheria de sua confiança. E esta deve ser feita pelo menos uma vez ao ano.

Uma solução caseira: você pode mergulhar a jóia em água fria com amônia. Mas apenas para jóias com diamantes, pois outras pedras podem sofrer danos irreversíveis.
E, na dúvida, limpe suas peças somente com uma flanela.
Solução de amônia e água fria: Deixe de molho por 30 minutos, em uma solução meio a meio. Retire e passe delicadamente uma escovinha de cerdas macias. Novamente, mergulhe na solução e deixe depois escorrer no papel. Não há necessidade de enxugar.

>>>Envie sua pergunta para Patrícia Chamon: patichamon@hotmail.com


*Patrícia Chamon é designer de Jóias, consultora de estilo e promotora de vendas da Talento Jóias, em Belo Horizonte. Cursou a Escola Mineira de Joalheria. Participou do Programa de Capacitação do Setor Varejista de Jóias e Gemas do Brasil "Mais Varejo”. Vencedora do Tahitian Pearl Trophy - Brazilian Design 2005, junto com Renata Bessa, na categoria acessório.

voltar