Clique para acessar a Brilho Fashion
PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<<Voltar ao index
Cerimônia de noivado


Patrícia Chamon *

Aliança - A simbologia da aliança persiste há várias gerações.
_ As joalherias estão desenvolvendo novas formas e materiais para estas peças. Podem ser alianças em aço para os mais ligados em novidades, ou em ouro amarelo para os tradicionais, em ouro branco para os antenados com a moda e, até mesmo, a tradicional aliança de diamantes para a noiva - que simboliza o amor eterno.
_ Uma outra opção para aqueles casais que não queiram usar alianças é um colar com pingente, para os noivos usarem como uma espécie de talismã.

No noivado tradicional - cabe ao noivo presentear sua futura esposa com uma aliança de diamantes: o anel de noivado. Vamos lembrar que este anel não substitui as alianças, que devem ser usadas pelos dois e gravada com seus nomes e data.
_ A mãe do noivo deve, no dia do noivado, dar uma jóia de família à sua futura nora, demonstrando o seu apreço.
_ Os pais da noiva devem presentear a filha com a jóia que ela usará na ocasião do seu noivado. Nas famílias libanesas, por exemplo, é tradição os pais presentearem as filhas com jóias de rubi, que simbolizam fertilidade.
_ Quanto ao presente para o noivo, pode ser um relógio, uma jóia para ele usar no casamento, uma bela caneta ou um outro presente que marcará a ocasião.
_ Os amigos podem ou não enviar presentes aos noivos, mas o ideal é presentear com peças para o enxoval. Caso queiram dar jóias, devem lembrar que o presente é para o casal. Minhas Dicas: um belo relógio de mesa, um jarro de porcelana ou cinzeiros para charutos da Chopard, ou da Cartier...


Curiosidade e sugestão - a turquesa é uma gema que, acredita-se, serve como amuleto, espantando o "mau-olhado". Durante o século XIX, sua cor era a preferida dos apaixonados. Por isso uma peça em turquesa também é bastante original.

Mas o que vale é não deixar escapar momentos felizes. Uma singela ou luxuosa aliança será sempre uma jóia, pois simboliza o que há de mais belo: o amor. O importante é ser feliz!
Lembrem-se que estas são apenas sugestões e que cada casal pode optar por comemorar o noivado de acordo com seu gosto e suas possibilidades.


*Patrícia Chamon é designer de Jóias, consultora de estilo e promotora de vendas da Talento Jóias, em Belo Horizonte. Cursou a Escola Mineira de Joalheria. Participou do Programa de Capacitação do Setor Varejista de Jóias e Gemas do Brasil "Mais Varejo”. Vencedora do Tahitian Pearl Trophy - Brazilian Design 2005, junto com Renata Bessa, na categoria acessório.

voltar