PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

Perpetual Motion

Yael Sonia

Yael Sonia


Yael Sonia tem nacionalidade americana, cultura de família francesa e alma brasileira, pois é no Brasil que escolheu viver e criar.  

Formada pela célebre Parsons School of Design de Nova Iorque, Yael Sonia, apesar de muito jovem, já tem uma de suas peças no acervo permanente da Casa Branca, em Washington. Cria, desenha e executa ela mesma peças graciosas, longilíneas tanto em prata como em ouro 18k.  

"Perpetual Motion: ½ Round Brilliant Solo©" Anel/ Pingente em ouro 18K c/ ambar e brilhantes - Foto: Renê de PaulaSuas coleções têm movimento e apresentam um visual arrojado e sofisticado em anéis, brincos, colares, pingentes, e pulseiras. Seu design parte de linhas geométricas e suas peças têm o frescor do inédito, e pode-se dizer que, no Brasil, seu estilo é único no gênero, podendo ser associado à moda atual de inúmeras formas.  

Sua ascensão artística foi meteórica. Em apenas três anos, participou de coletivas nas galerias Aronson (USA), Armilla (Brasil), Francine (Brasil) e Ambit (Espanha). Única escolhida das Américas para expor na Selection 2000 (Alemanha), as peças de Yael Sonia faziam parte do acervo da Galeria Ambit (Barcelona), foram mostradas nos pavilhões de criadores da BarnaJoya e da Iberjoya de Setembro 2000 (maiores exposições de jóias em Barcelona e Madri, Espanha), bem como na Basel 2001 (Suíça).

"Perpetual Motion: Spinning Wheel©" Pulseiras em ouro branco e amarelo 18K com pérolas japonesas e do Tahiti - Foto: Romulo FialdiniEm outubro/novembro de 2000, Yael apresentou, pela primeira vez, uma coleção de total vanguarda, com mais de 100 peças inéditas - que teve sua avant première, numa individual, "Sopro de Vida", na galeria Francine, em São Paulo, logo após seu regresso de Paris, onde recebeu o prêmio de revelação nacional do 1º Tahitian Pearl Trophy com seu colar em ouro e pérolas negras "Perpetual Motion". 

A coleção "Perpetual Motion", composta de jóias cinéticas e lúdicas, realça o movimento do indivíduo através do som produzido pelo encontro dos metais com esferas de pedras brasileiras e pérolas south sea brancas e negras. Ao mesmo tempo, o movimento das esferas confere vida às peças, a partir do momento em que as mesmas são usadas.


"Perpetual Motion: Spinning Wheel©" Colar em ouro branco 18K c/ pérolas do Tahiti e brilhantes – Vencedor do grand prix internacional do Tahitian Pearl Trophy 2002 na categoria Design – Foto: Romulo Fialdini


"Perpetual Motion©" Colar em ouro branco 18K c/ pérolas do Tahiti – vencedor do prêmio revelação nacional do Tahitian Pearl Trophy 2000 – Foto: Romulo Fialdini

"Perpetual Motion: Pendulum with Ball©" Brincos em ouro 18K c/ pérolas do Tahiti e brilhantes - Foto: Renê de Paula"Jóias são objetos que tem na história um significado muito pessoal: quer seja a aliança de um grande amor, a jóia da bisavó, etc... Nas minhas criações,  tento personalizar este conceito ainda mais. Cada indivíduo tem o seu próprio ritmo interno refletido no movimento externo. As esferas dentro das peças se mexem de acordo com o movimento do corpo. A jóia se transforma em uma peça única, refletindo a individualidade da pessoa."

Em novembro de 2001, Yael montou um espaço de exposição exclusiva no mezanino da La Galerie Francine. Em setembro deste ano, Yael Sonia recebeu o Grand Prix Internacional de Design, no II Tahitian Pearl Trophy, no Museu de História Natural em Nova Iorque. O colar vencedor "Spinning Wheel" faz parte da continuação da coleção "Perpetual Motion".

Neste mês de outubro, Yael inaugura sua terceira exposição individual no Brasil na La Galerie Francine em São Paulo.

"Nesta nova série da "Perpetual Motion" minimalizei os elementos criando peças que se movimentam mais, dando liberdade às esferas e ao individuo." (Yael Sonia)

yael@yaelsonia.com.br



Voltar ao index