PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Criação que vem da natureza

Wanda Gontijo


Wanda Gontijo, da conhecida empresa mineira Vancox, diz que já nasceu pintora. Wanda é uma talentosa artista plástica e transmite para suas criações a percepção que um artista tem da natureza. Daí ter se tornado uma designer de jóias, pois cria da mesma forma que se estivesse pintando um quadro ou fazendo uma escultura. Simplesmente deixa suas emoções voluptuosamente florescerem e as transforma em peças maravilhosas.

Com estudos em Minas Gerais e também na Saint Martin School of Art de Londres, Wanda é responsável pela área de criação e estilo da Vancox. Ao fundar a empresa, em 1982, seu marido Ricardo Bronfen a apresentou ao mundo das pedras coradas, o que iniciou uma verdadeira paixão por determinados tipos de gemas, tais como a água-marinha, topázio imperial, turmalina, rodolita.

Wanda usualmente alia os diamantes às pedras coradas, traduzindo sua percepção artística da natureza em jóias muito bem elaboradas. Suas coleções trazem, em sua maioria, motivos de flores e elementos da natureza. As formas preferidas para as gemas são o oval e o quadrado, deixando somente para os diamantes a forma redonda. A cor preferida é o azul, especialmente em água-marinha, que lembra o mar e o céu brasileiros. Sua capacidade criativa levou a Vancox a ser o primeiro fabricante brasileiro a a ser aceito como expositor na Feira de Basel, em 1999.


Sendo uma pessoa que sempre "sonha acordada", Wanda Gontijo cria nos momentos em que se encontra mais relaxada: pela manhã, ao se levantar, tomando um banho ou cavalgando. Enxerga nas cachoeiras, árvores, plantas, flores, matas e vegetação do cerrado a inspiração para suas criações. Seu estilo é altamente expressivo e exala vitalidade. Conciliando os opostos - pessoalmente é intuitiva, não gosta de festas e lugares cheios, prefere estar em seu próprio "canto".

 

"Aonde quer que eu vá, tudo o que vejo me inspira. Tudo  o que me envolve emocionalmente exerce um profundo efeito em minha atividade criativa".
(Wanda Gontijo)

vancox@vancox.com.br



Voltar ao index