PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

DESENHISTA DE SENSAÇÕES

Sérgio Póvoa Pires


Design moderno, exclusivo e conceitual: essa é a melhor definição das jóias criadas pelo curitibano Sérgio Póvoa Pires

Sérgio começou sua carreira como designer de jóias em 1992, quando desenvolveu um broche de aço escovado para o Designer Fórum De Beers. Dez anos depois, inspirado no universo dos deficientes visuais criou, pela primeira vez no Brasil, um conjunto de broche e anel com inscrições em braile, para o Designer Fórum da AngloGold Ashanti. Para esta mesma coleção fez também um sensual colar de ouro de 15 metros de comprimento, que envolve o corpo feminino.

   
-Broche "mulher executiva" em aço escovado e diamante, De Beers
-Peças premiadas no Designer Fórum Brasil 2002 - AngloGold Ashanti
fotos: Studio Click

Seguiram-se então várias premiações. Em 2003, o CuritibaArteDesign; em 2004, novamente o Designer Fórum Brasil Anglogold Ashanti e, em 2005, o HRD – Antwerp World Diamond Center. Recentemente teve suas jóias expostas na Bienal Internacional de Design de Saint-Etienne, na França e no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

Resultado de suas pesquisas, Sérgio desenvolveu jóias especialmente para os desfiles do estilista Silmar Alves nas últimas três edições do CuritibaFashionArt, principal evento do calendário de moda no Paraná.

Assim tem sido seu trabalho, com influências do aquarelista e arquiteto, desenhando com traços geométricos que buscam na simplicidade e precisão das formas uma interação constante de cada peça com seu usuário.

Anel Oceano: ouro branco e água-marinha

Brincos Pingo de lua: ouro branco e ametistas
Brincos Pêndulo: ouro branco e ametistas

No processo de criação, a jóia se torna realidade primeiro em materiais não tão nobres, como barbante, corda, papelão, arame - instrumentos de dimensionamento e vislumbramento das peças. Sua proposta é que a jóia seja um objeto completo, que deve ser manuseado, explorado, combinado com outras peças do vestuário e do modo de vestir.

“Crio jóias de atitude, customizadas para mulheres modernas e de personalidade”, onde menos é mais“

Um ótimo exemplo é o Coração de Ouro criado para o desfile promovido pela AngloGold Ashanti em prol da Fundação Pró-Renal de Curitiba. Uma jóia única, que arrebatou o coração da top model Isabeli Fontana e foi por ela arrematada, em agosto de 2005.

Créditos:
Design: Sergio Póvoa Pires
Confecção:www.joias.com.br
Ouro cedido pela mineradora AngloGold Ashanti
Foto: Brasílio Wille
Modelo: Juliane Moro

Sérgio Póvoa Pires
contato@serpires.com

Voltar ao index