PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

JÓIA CONTEMPORÂNEA

Sonia Pasetti


Sonia Pasetti tem dedicado sua vida à criação. Interessa-se, ao longo dos anos, pela união da pedra bruta ao metal e, em criações de extrema sofisticação, revela talento único e pessoal.

Estudos na Escola Nova – com Ricardo Mattar -, na Escola Arte Metal – aluna de Salvador Francisco Neto e de Nao Yuasa – e a orientação profissional de José Carlos Pedreira deram a Sonia total domínio da arte da ourivesaria. Ela confecciona uma a uma todas as peças de suas coleções.

Com Salvador, desenvolveu a técnica da jóia “espacial”, que flutua sobre o corpo ao mesmo tempo que o abraça.

A artista participou de três edições da Mostra Arte Metal, de 2001 a 2003. Expõs na Galeria Francine, São Paulo, em 2002 e, em 2005, marcou presença na programação do Ano França – Brasil, com exposições em Paris na Arfan Joaillier, nas Galeries Lafayette e no Kara - Les Journées des Joailliers Créateurs.


Sonia define sua atividade hoje como um conjunto de três vertentes. Na primeira, trabalha fios de ouro, pérolas, pedras lapidadas e, por vezes, diamantes. O ouro aparece de maneiras diversas em cada nova peça. O uso dos fios, em variadas quantidades, propõe questões sobre a natureza do movimento.

A segunda vertente é a que mais a estimula, no momento. Aqui as pedras aparecem em seu estado bruto, envolvidas por molduras esculturais que remetem às linhas do corpo. Ao interagir com o corpo, a jóia se apropria dos movimentos que aos poucos descobre, em contínua renovação.

Na terceira, Sonia brinca com o metal, que usa em diferentes formas. Estuda sua maleabilidade, propõe peças únicas, onde continua a tratar do assunto que a apaixona: o movimento.

    

"Tenho me dedicado a aprimorar peças que reflitam a intensidade de meus sentimentos. Jóias únicas, que passam a ter vida adicional conferida por aqueles que as usam."
Sonia Pasetti
soniapasetti@uol.com.br

FOTOS: ALMIR PASTORE



Voltar ao index