PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br



Arte e bom humor!

Sílvia Blumberg


Sílvia Blumberg nasceu e cresceu em um subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. Sua mãe foi responsável pelo sustento da família, vendendo jóias de porta em porta, sendo acompanhada sempre por Sílvia, que aos dez anos já começava a conviver com este mercado. Formou-se em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1975. A designer ingressou profissionalmente no ramo da joalheria há aproximadamente 15 anos, para auxiliar seu irmão Aron, proprietário da Shana Jóias. Conciliou durante anos sua carreira de Assistente Social com a de representante comercial, e depois designer de jóias.

PulseiraSeus primeiros passos em design foram facilitados pela atual diretora da Ajorio, Ângela Andrade e sua primeira exposição foi realizada em 1998. Uma cliente de Belo Horizonte apaixonou-se por suas peças e apresentou Sílvia à empresa Anwers. Após conhecer seu trabalho, a Anwers (Eduardo Uram) convidou a designer para desenvolver uma coleção com diamantes, lançada na Feninjer de fevereiro de 99.  No mesmo ano, iniciou um trabalho com a empresa Metalflores - que teve a duração de dois anos.

AnelEm seu atelier "Arte Coletiva", Sílvia cria verdadeiras obras de arte. O resultado de seu trabalho é conseqüência do espírito de cooperação de sua equipe de ourives, lapidários, modelistas e funcionários administrativos. As criações de Sílvia Blumberg são influenciadas por sua espontaneidade, bom humor e paixão pela arte e natureza. Ela foi uma das pioneiras na criação de jóias eróticas comercializadas pela televisão. Em 1999, vendeu  estas jóias pela TV no Shoptime, através do programa "De noite na cama",  então comandado por Monique Evans. Escandalizando alguns, mas também com uma enorme procura pelo público, as vendas foram excelentes, até que ocorreram mudanças na programação e ela resolveu 'dar um tempo' neste tipo de trabalho. "Até hoje me procuram. O Shoptime oferece meu telefone quando alguém liga para saber dos produtos - é muito engraçada a conversa durante a encomenda. Desta experiência percebi a força da mídia  e do preconceito das pessoas."

Conjunto

Brincos

"Amo as pedras , posso sentir muitas sensações trabalhando com elas. As texturas também são minhas grandes paixões".

Em 2001, Sílvia Blumberg classificou uma criação sua entre as vinte jóias mais belas no American Facet Award, concurso promovido pela Signity. Atualmente pertence a um grupo de designers da Ajorio que estuda a história da arte em diversas épocas e que criam jóias baseados nestes estudos, coordenados por Regina Machado. Sua coleção com inspiração no Egito está em exposição na Casa França-Brasil, no Rio e pode ser visitada até o dia 24 de março. 

"Tenho muita vontade de colocar política e campanhas sociais no meu trabalho. A campanha pela Paz está começando com a minha nova 'Aliança da Paz'. Estou lançando nas feiras em que participo, com muito sucesso".

(Silvia Blumberg)
silviablumberg@uol.com.br


Voltar ao index