PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


Liberdade de criação
Silvia Döring


A designer paranaense se prepara para lançar sua grife de jóias, bijuterias e acessórios.

Silvia Döring é formada em Desenho Industrial pela PUC-PR e começou a carreira montando bijuterias na época da faculdade, em Curitiba. Depois que se formou, foi para São Paulo, onde cursou ourivesaria e design de jóias na Escola Manufatura e Alquimia e escultura em cera no atelier Rodolfo Penteado.

Em 1996, ela fez sua primeira exposição individual, junto com a abertura de seu Atelier. No ano seguinte, fundou a escola de ourivesaria e design de jóias Arte e Ofício, na capital paranaense. Em 1999, Silvia começou a trabalhar como designer exclusiva da Joalheria Bergerson, em Curitiba. Logo em seguida, assumiu a função de gerente de produtos, onde permaneceu por oito anos.

 

Silvia é fascinada por pedras preciosas. Turmalinas, em todas as suas tonalidades, são suas gemas preferidas, mas suas criações também contemplam rubis, turquesas, safiras, topázios, esmeraldas e diamantes, entre outras preciosidades. Seu trabalho é fundamentado em estudos, pesquisas, visitas a museus e às principais feiras de jóias nacionais e do exterior. Sua inspiração vem de tudo que está em seu cotidiano, desde revistas, filmes, móveis ou mesmo conversas com amigos.

Do Barroco, surgiram as jóias da coleção "Domo", inspirada na arquitetura das igrejas européias. Já as coleções Harmonie, Paysage e Innocence  foram influenciadas pelo Romantismo. A Art Nouveau também inspirou grande parte das coleções criadas por Silvia para a Bergerson.

Em 2005, Silvia pesquisou a vida de grandes estilistas do século XX, escolhendo peças-chaves de suas criações para servir de referência para cada linha de jóias, que ganharam nomes de flores. Assim surgiram as coleções Lírio e Orquídea,  inspiradas nas obras do estilista Paul Poiret - marco das décadas de 10 e 20, que libertou as mulheres dos espartilhos e propôs uma moda mais solta. As coleções Camélia e Acácia foram dedicadas a Gabrielle "Coco" Chanel e suas criações nas décadas de 30 e 40. Christian Dior, que na década de 50 criou o "New Look", exaltando a beleza e a feminilidade, foi a referência para a coleção Jasmim, que trouxe peças com delicados laços de ouro branco e brilhantes. Outras coleções homenagearam Givenchy, Paco Rabanne, Thierry Mugler, Emilio Pucci e Dolce & Gabbana.

 

    
Silvia foi finalista nos concursos Anglogold Designer Forum 2002
(com peça inspirada nas rendas francesas) e Goldsign (promovido pela revista Vogue Gioiello).
Foi jurada no "Curitiba Art Design" e criou os troféus da competição.

No próximo mês de novembro, em vôo solo, Silvia inaugura sua loja de acessórios exclusivos. As pedras brasileiras e materiais diferenciados serão o grande destaque das coleções.

    

“Acho o Design Brasileiro o melhor de todos, pois além de ter muita qualidade, é o mais variado. Os profissionais daqui utilizam materiais diferentes como ninguém, a criatividade é inesgotável “.

Silvia Döring
silviadoring@silviadoring.com.br

 

Voltar ao index