PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

Os Segredos das Jóias

Carlos Salem


Carlos Salem é autor de jóias. Iniciou-se na joalheria com Ulla Johnsen e Salvador Francisco, em 1979. Começou a ensinar joalheria e desenho de jóia a partir de 1984, tendo passado o conhecimento de joalheria e desenho para mais de 2.000 alunos entre cursos no SENAC, em seu atelier em São Paulo e em ateliers de outros Estados do Brasil. Muitos desses alunos se tornaram profissionais atuantes e respeitados no mercado. Em seu percurso como professor, formulou um método próprio de ensino de desenho e técnica que apresenta em seus livros “Jóias: criação e design” e “Jóias: os segredos da técnica”.


Gargantilha e pulseira em coral negro / Au750 / esmeralda

"Depois de trabalhar com elementos da flora brasileira como castanhas e madeira, tive um especial interesse pelo Coral Negro, na verdade uma alga em estado de fossilização, cuja técnica de moldagem e endurecimento da superfície me exigiu alguns anos de pesquisa e experiência empírica. Busquei essa técnica com a intenção de usar o coral como estrutura da peça e não somente como detalhe".

Salem iniciou, em 1985, trabalhos com o titânio, cuja técnica de manuseio tinha, na época, escassa bibliografia. Num primeiro momento seu fascínio por esse material foi pelas possibilidades de tipos de coloração, obtidas através de polimento e anodização. . Depois, sua atenção se voltou para as características específicas do titânio como leveza, dureza, tenacidade etc... Passou então a explorar essas propriedades na estrutura do projeto. Executou muitas peças sem colorir para realçar exatamente esses aspectos.


Algema em titânio



Algema em titânio / au750 / turmalinas. Essa peça permite a troca de pedras.

Carlos Salem participou de várias exposições no Brasil e tembém em Paris, no Museu do Louvre. De 1994 a 1997 foi Coordenador do AJÓIA (Grupo de Autores de Jóia), organizador do  I Concurso Nacional de Jóia de Autor. Exerceu o cargo de Diretor Presidente da ADAJ- ( Associação de Designers e Artistas Plásticos de Jóias) no período de 1997 a 1999.
Além dos cursos ministrados em seu atelier, Salem tem artigos publicados mensalmente na Revista BR&J.

"Pesquisar novas técnicas, utilizando-as como linguagem para expressar minha proposta estética, sempre me instigou nessa profissão."(Carlos Salem)


2000joias@2000joias.com.br

Voltar ao index