PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

Todo o glamour em jóias!

Ruth Grieco


Par de brincos, alongadores e gotas em ouro branco 18k, ametistas, turmalinas verdes, peridotos e brilhantesEm 1975, seu trabalho foi iniciado por acaso, com jóias industrializadas. Não satisfeita, Ruth Grieco começou a criar suas próprias jóias. Sem dominar o desenho, rabiscava os dedos, braços e pescoço. Sentindo necessidade de saber mais, fez um curso de especialização na arte da joalheria (Escola Nova - SP) e formou uma pequena equipe de ourives. Com muita determinação e vontade, seu trabalho começou a "deslanchar". Há 24 anos, esta catarinense, radicada em São Paulo, é designer de jóias.

-------- Exposições e prêmios --------

Em novembro de 2000, Ruth participou da exposição "Pérolas do Tahiti, designers do Brasil" no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em dezembro do mesmo ano, esteve presente na mostra "Brasil- 500 anos", realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em outubro de 2001, no Centro Brasileiro Britânico, fez parte da coletiva comemorativa do lançamento do livro KRISTALLOS, onde tem diversas peças publicadas.

Broche "Teia de Aranha" em ouro branco 18k e brilhantesEm dezembro de 2001, no II Tahitian Pearl Trophy Brasil, conquistou dois prêmios nacionais de primeiro lugar, que estão publicados no livro "Los mejores disenõs - Espanã, Portugal, Brasil, México". Também arrebatou o primeiro lugar da categoria "Hot Glamour", no Fórum Anglogold de Design 2002, concurso de âmbito nacional que premiou as melhores jóias em ouro. Três de suas criações ilustram o capítulo sobre joalheria do livro "Um Olhar sobre o Design Brasileiro", lançado recentemente e organizado por Joice Joppert Leal, que retrata o design brasileiro nas mais diversas áreas.  

Pulseira com fios de esmeralda e fecho em ouro branco 18k, uma grande esmeralda "carved", brilhantes e franja com fios e pequenas gotas de esmeraldasHoje, Ruth Grieco brilha não só no Brasil, mas também é destaque além de nossas fronteiras. As revistas européias "Arte y Joya", "Vogue Gioiello" e "Euro Design" já publicaram matérias sobre seu trabalho. A designer tem diversas peças em revistas especializadas também no Brasil, estando presente, inclusive, em algumas capas: Vogue Jóias (tem peças em todas as edições), Vogue Moda, Vogue Homem, Elle, Revista Veja, Bárbara, Nova, Claudia e Vitrine.
Suas jóias fazem parte da mostra permanente da Galeria Francine, em São Paulo.

------------ Palavras de Ruth ----------

Anel em ouro branco 18k, safira oval de 13,53ct, 2,21ct de tanzanitas e 0,84ct de brilhantes"Já era mãe de 3 crianças pequenas, pois me casei aos 18 anos; eles iam para a escola e eu também! Desde muito cedo meu marido e eu fomos amantes e colecionadores de arte, especialmente da Arte Brasileira. Esta proximidade e minhas constantes visitas a museus e exposições, aliadas à minha curiosidade, ajudaram a educar meus olhos. Passei a ter produção constante, que sempre foi bem absorvida pelos meus clientes dentro e fora do Brasil, grandes incentivadores, sempre. As publicações e prêmios foram surgindo; o trabalho reconhecido é um bom alimento para o espírito. Minhas filhas Carolina e Paola formaram-se em desenho industrial, construímos nossa equipe familiar, dividimos as funções e nos completamos muito bem até hoje. Acho que o bom desempenho do nosso trabalho é fruto de muita dedicação, disciplina, viagens em busca do raro, pesquisas de novas técnicas, muita 'transpiração'... "

Broche da coleção "Borboletas" "Alegria, satisfação ao contemplar nossas peças, com muitas cores que se misturam, valorizadas por diamantes, que se desdobram em grandes e pequenas, adornando mulheres sofisticadas e glamurosas, que tomam champagne em vestidos esvoaçantes...
A intenção é sempre adornar as mulheres, que me perdoem os homens, mas ainda não aprendí a criar para eles."

Broche da coleção "Borboletas" "A inspiração é talento? É pretencioso afirmar, mas a grande inspiração vem mesmo da natureza. Folhas, flores, insetos, peixes e todo o universo marinho, a variedade de pedras que brotam nesse nosso maravilhoso Brasil tropical, esfuziante de cores e formas. Agradeço a Deus por ter aqui nascido!"

"Ser criativo e produtivo, ter coragem de ousar e acreditar num trabalho sempre com prazer e alegria. Ser íntegro, não cair na fogueira das vaidades, ter atitude estética, ser autor de sí mesmo, sempre na busca incessante da magia do belo". (Ruth Grieco)

 ruthgrieco@terra.com.br

*Fotos das jóias: Almir Pastore



Voltar ao index