PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Totalmente d+

Rodrigo Robson


Ele conquistou o primeiro lugar na categoria "Brazilian Essence" no Anglogold Designer Forum 2002 e outras três classificações neste mesmo concurso. Foi o vencedor do Prêmio Embrarad de Design de Jóias - categoria "Jóias em Ouro com Gemas Tratadas". E no final de 2003, levou o Designer Choice Prize no Samshim International Diamonds Award, realizado na Coréia do Sul.

designer Rodrigo Robson desponta como novo talento da joalheria brasileira, e vem chamando a atenção da mídia e público por suas exuberantes criações. Cores, brilhos e, principalmente, formas envolventes são o segredo do sucesso de suas jóias.

"Fiz dez anos de teatro profissional, quatro anos de canto e dancei durante seis anos. O processo criativo sempre me acompanhou. Poder desenvolver outros perfis me fez entender melhor o que as pessoas querem; o teatro foi minha maior lição de criação!"

Rodrigo já trabalhou para as maiores empresas de Minas Gerais e para show-rooms de peças exclusivas. Atualmente, é responsável por toda a parte de desenvolvimento de produto da empresa Jóias Reis, de Belo Horizonte.

Projetos

"A cada novo projeto descubro possibilidades estéticas, de combinações, de usabilidade... É sempre um desafio criar uma jóia. Por ser algo que represente o meu tempo e não se perca na história, faço uma pesquisa antes de cada coleção, acredito que a responsabilidade com o conceito do produto final é que faz a diferença!"



Inspiração

Geralmente suas jóias possuem detalhes do cotidiano. Ele pode desenhar uma coleção sobre frutas, mas nunca deixa isso totalmente transparente. "Eu crio jóias para que sejam analisadas, para que as pessoas pensem ao comprar, jóias que contem histórias. Às vezes misturo elementos naturais do Brasil com culturas de outros povos, o resultado é sempre interessante, confunde o olhar, deixa a jóia com a cara do mundo, faz pensar..."


Brilho do Cerrado: Conjunto articulado em cristal, citrinos e ouro, foi inspirado no ideal de JK ao construir a capital do país. As formas tortas dos módulos em gota representam a vegetação característica do planalto central e o cristal principal representa Brasília.

Paixão

"Cada dia me vejo mais apaixonado pela jóia e por tudo o que ela representa, as pessoas, os lugares, a fantasia, o sonho... Meus dias são recheados de pedras, metais, livros, possibilidades! Isso me fascina, trazer à realidade algo que não existia."


Peças premiadas no Designer Forum Anglogold 2002 - Fotos: Studio Click

"Algumas pessoas foram extremamente importantes em minha vida profissional, nunca tive oportunidade de agradecê-las, pelo menos publicamente, mas aí vai: Lena Garrido - professora e amiga; Carmem Caram - essencial para meus primeiros passos;  Raimundo Reis e família - pela oportunidade ímpar que me deram ao abrir o que vocês têm de mais valioso: os seus sonhos; Dorotéia Hortmann - que foi umas das melhores surpresas em minha vida profissional; aos amigos de profissão Sancha Lívia, Débora Camisasca, Ruth Grieco, Melissa Maia, Luciano Guilherme, Luiza Seixas, Regina Boanada: ter vocês sempre por perto já é uma excelente fonte de inspiração... E a Deus que fez todas essas coisas se tornarem possíveis... Obrigado!!!" (Rodrigo Robson)
rodrigorobson@yahoo.com.br



Voltar ao index