PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

MÚLTIPLAS FORMAS
Raquel Neves

Ela é formada em Belas Artes pela Escola Guignard, aprendeu design e joalheria na conceituada Escola Mineira e fez ainda um curso de criação em Toronto, no Canadá. Premiada no Tahitian Pearl Trophy e Samshin Diamonds Awards, finalista do DIA (De Beers), Raquel é uma das selecionadas no AuDitions Brasil 2008, um dos maiores concursos de design de jóias do mundo.



Foi justamente por causa de um concurso que ela se tornou uma designer de jóias. Na época em que cursava a Faculdade de Belas Artes, na Escola Guignard em Belo Horizonte, Raquel Neves ficou sabendo pelos jornais sobre uma competição promovida pela Escola Mineira de Joalheria, resolveu participar e enviou um projeto de uma gargantilha. Foi a vencedora e, logo em seguida, recebeu um convite para trabalhar em uma das mais renomadas indústrias de Minas Gerais, a Vancox.


Brincos "Tatoo", criados especialmente para o primeiro Caderno de Tendências
da Signity (Swarovski) e o broche "Boommm", premiado no TPT 2005

Foi lá que se apaixonou pela arte e pelo design e resolveu se dedicar à nova profissão. As formas e o desafio de fazer algo sempre novo a deixaram fascinada. "Nesse periodo, e até hoje, meu olhar transforma tudo o que vejo em jóia", conta.

Em busca de novas culturas e inspirações, Raquel viajou para vários países, como Canadá, Tailândia, China, Itália, Bélgica, Alemanha, Holanda, EUA, França, Espanha e Suíça, somente para citar os lugares que ela se lembra sem conferir os carimbos no passaporte...

Também manteve por algum tempo um atelier próprio, onde desenvolvia peças sofisticadas, mas sempre com propostas diferenciadas. "Gosto de descobrir novos materiais e misturá-los a metais preciosos, como couro à prata, madeira e acrilico ao ouro", diz Raquel.

Pingente "Cubo de Gelo", prêmio Pérolas do Tahiti em 2003

Nesta época, participou de várias exposições no Brasil e no exterior. Suas jóias foram comercializadas em lojas de design, joalherias e lojas de moda além de, muitas vezes, terem sido emprestadas para compor figurinos de cinema, novelas e seriados de televisão e figurar em editoriais de revistas como a Vogue, Dreams e Marie Claire.


Anéis "Cristal Fumê", "Abraço" e "Paz"

Quando se mudou de Belo Horizonte para São Paulo, há cerca de sete anos, Raquel desenvolveu coleções para a CR Brüner e depois para a Denoir, onde permanece até hoje, integrando a equipe de designers da indústria.

“A criaçao é a renovaçao de formas que enriquecem e ampliam a atualidade”

Raquel Neves
keoneves@hotmail.com


Voltar ao index