PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


Arquiteto das formas
Paulo Nogueira

Paulo Nogueira nasceu nos anos 60 em Pouso Alto, Minas Gerais. Em 1984, ao ingressar no curso de História das Faculdades Metropolitanas Unidas, mudou-se para São Paulo. Nesta época, iniciou também os estudos de joalheria de autor, com o aprendizado de técnicas de Joalheria Básica e Avançada na Escola de Manufatura e Alquimia Bobby Stepanenko.

Viajou para Londres em 1996 e permaneceu por três anos, para se especializar em Joalheria. Freqüentou o curso de Design e Manufatura de Joalheria e Prataria da Sir John Cass Faculty of Arts, Design and Manufacture, na London Guildhall University, e o curso de Técnico em Esmaltação, na mesma Universidade. Montou, com outros joalheiros e artistas plásticos, um atelier na Clerkenwell Road, onde aprimorou técnicas e expôs sua obra.




Em 1999, Paulo retornou ao Brasil e fixou residência na Armação de Búzios (RJ), onde instalou seu atelier e abriu uma galeria para exibir suas jóias e objetos de arte, assim como trabalhos diferenciados de outros artistas. Hoje, depois de cinco anos, o espaço é ponto de referência na cidade e suas peças podem ser encontradas em várias cidades do mundo, como Buenos Aires, Londres e Luxemburgo.

“Conceituado designer de vanguarda, Paulo Nogueira constrói jóias e objetos no espaço com raras soldas e formas tridimensionais geométricas ou assimétricas. Seus critérios apuram materiais e técnicas engenhosas para que, por exemplo, tanto os pontos de luz quanto os elementos cromáticos das peças, quando usadas, se movimentem, refletidos no acabamento impecável. Em síntese, a linguagem plástica da arquitetura inspira e pontua o estilo contemporâneo personalizado”, analisa a amiga Cathrine Clarke, que escreve e profere palestras sobre a arte da joalheria.

Paulo Nogueira
paulo@paulonogueira.com.br

Voltar ao index