PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br



DOCE PARCERIA
Éda e Nina Olendzki

Experiências que se complementam e o amor pela arte fizeram com que as gaúchas Éda e Nina, mãe e filha, se dedicassem de corpo e alma ao mundo da joalheria.


Éda se apaixonou pela escultura ainda criança, quando se deliciava com o cheiro da madeira da fábrica de móveis e da oficina do avô materno, um talentoso escultor polonês. Apesar da paixão, formou-se e dedicou-se por mais de vinte anos à medicina, outra vocação, mas nunca abandonou o estudo da arte, principalmente da escultura e da poesia. Participou de varias exposições, publicou livros e recebeu prêmios de arte e literatura.

Nina, sua filha caçula, estudou no exterior e formou-se em Administração de Empresas. Porém, amante das artes como a mãe, dedicou-se também à fotografia. Emocionava-se em poder registrar e eternizar momentos únicos, pela arte de fotografar.

Apesar dos diferentes caminhos trilhados, o interesse pela joalheria fez com que Éda e Nina frequentassem juntas, ainda em Porto Alegre, os cursos de Ourivesaria e Gemologia na Escola Gaúcha de Joalheria e, logo em seguida, no Rio de Janeiro, o curso de Design de Joias. Então, o que era apenas interesse, virou verdadeira paixão, e mãe e filha passaram a compartilhar um sonho em comum: unir seus talentos para criar sua própria grife. Poesia, escultura, ourivesaria, fotografia e design: dessa união surgiu a Olendzki, que contou com o apoio do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade Veiga de Almeiga para se estruturar. O nome da empresa é uma homenagem carinhosa ao avô de Éda.

A proposta da dupla é criar peças que surpreendam pelo conceito e delicadeza. A intenção é, acima de tudo, emocionar, seja através de temas inspiradores como a natureza, doces e lúdicos como a infância ou, simplesmente, repletos de bom humor. Sonhos, lembranças, fantasias, enfim, todo um imaginário mágico e poético que se revela em joias ricas em detalhes, movimento e significados.

As peças são pura arte, mini-esculturas feitas pelas mãos das próprias designers, que juntas acompanham cada etapa da produção e do acabamento impecável. O processo de criação é resultado da sintonia e do prazer com que ambas idealizam cada detalhe. Uma pesquisa cuidadosa antecede cada nova coleção, onde tudo é pensado em conjunto
. .



Materiais alternativos, como a madeira, trazem charme e leveza às peças

Em sua primeira coleção "Botânica", Éda e Nina agregaram madeira de reaproveitamento ao ouro e à prata, reproduzindo espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, como uma forma de alerta sobre a importância da manutenção da biodiversidade.

O universo infantil serviu de inspiração para a segunda coleção da Olendzki, chamada carinhosamente de Sonhos e Brincadeiras. A partir daí, a habilidade em esculpir foi direcionada para a criação de pequenos personagens articulados, marca registrada da dupla. A intenção é provocar um sentimento de identificação entre o usuário e a peça.

 

Mãe e filha vão mais além, criam peças personalizadas que transcendem o conceito visto até então na joalheria. Representam pessoas, entes queridos ou até mesmo famílias inteiras em pequenas esculturas com estilo próprio, eternizando-os em joias exclusivas. Para homenagear de forma bem humorada a cidade onde escolheram viver surgiu a Coleção Astral Carioca, que retrata com um olhar particular cenas cotidianas do Rio de Janeiro.

 

A Coleção Azulejos Portugueses, por sua vez, foi inspirada no traçado, cores e relevos de antigos azulejos encontrados em diferentes pontos de Portugal. As joias vêm acompanhadas de pequenos tags, que tanto podem trazer referências sobre fontes de inspiração como poesias criadas especialmente para cada peça.

O reconhecimento e o sucesso, tanto do mercado joalheiro quanto do mundo da moda, veio de forma surpreendentemente rápida. A Olendzki, criada no início de 2008, já tem na bagagem a experiência de participar de eventos como o Fashion Rio (desenvolvendo joias exclusivas para desfiles), Salão Joia Brasil RJ e NY, CasaCor SP, Salão de Turismo, Fashion Business e Feninjer.

As designers, ainda neste período, criaram uma joia especialmente para ser fotografada para o caderno de tendências +B, da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), foram convidadas à participar da feira Pret a Porter, de Paris, e tiveram suas peças em destaque numa reportagem realizada pela WGSN, de Londres, hoje a agência pesquisadora de tendências mais reconhecida no mundo. O showroom da Olendzki está localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e suas criações podem ser encontradas em joalherias e galerias de arte de várias cidades brasileiras.

"Mais do que uma peça de valor e adorno, a joia é um espelho da alma, e a escolha deste objeto tão especial reflete a maneira como cada um se vê no mundo"
Éda Olendzki

"Queremos que nosssas joias sejam capazes de sensibilizar, trazer à tona lembranças preciosas ou simplesmente divertir. Enfim, alegrar quem as estiver usando"
Nina Olendzki

contato@olendzki.com.br

Voltar ao index