PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<<Voltar ao index

foto: Jeanne Charpenel

Joalheria de Arte

O Novo Design do Coração na História da Joalheria

Marga Premen

2000 Diamond International Award Winner

Marga Premen é uma artcientista brasileira que investiu no desenvolvimento do design de jóias voltado para o despertar da beleza e a consciência do ser. Ela batizou o seu trabalho de Jóia Viva: as peças que são esculturas de arte objetiva e atuam como antenas para a consciência no corpo. A arte objetiva é criada a partir do estado de meditação para despertar este potencial no indivíduo que entra em contato com ela. O Taj Mahal e as estátuas de Budas são bons exemplos deste tipo de arte. Para desenvolver este trabalho, Premen morou no maior Centro de Meditação do mundo, a Osho Commune International, na Índia, se aprimorando nas ciências de meditação, hipnose e cura com pedras, trilhando o caminho da beleza interior. A partir do seu extensivo treinamento em atendimento personalizado para pessoas de todas as partes do mundo, Premen está lançando suas coleções de alta joalheria e prêt-a-porter, compartilhando esta nova concepção de uso da jóia.

foto: Miguel Aun
Marga Premen usando o
Oceanic Love

Para inaugurar o Milênio em grande estilo, Premen decidiu desenhar uma peça que fosse para ela, ao mesmo tempo, um grande desafio e também uma mensagem marcante para todas as pessoas que se sentem tocadas pela arte da joalheria. Só poderia ser um coração; para alguém cujo nome espiritual – Premen – significa "banhada de amor".

"Sintonizando com a criação da peça, num momento de meditação, eu senti o centro do coração crescendo dentro de mim e um movimento espiral fazia expandir a incrível energia do amor, criando um imenso espaço. Todas as emoções que eu sentia eram engolidas por aquele movimento e, como mágica, desapareciam no centro do coração, num profundo silêncio. Centenas de diamantes compunham esta cena e sensação, fazendo o segredo do coração transparecer numa belíssima peça de joalheria, que poderia ser desenhada, manufaturada e usada. UAU! Os dois elementos básicos do coração – o movimento da transformação e o descanso do silêncio quando o amor reina – estavam ali. Aquela era a peça que, eu sabia, iria marcar um momento tão importante da humanidade. Quem, realmente, olhar, vai sentir! Vai ser transformado! Este é o novo design do coração, mais real, mais autêntico à natureza do coração humano".

"Chamei-a de "Oceanic Love" – o Amor Oceânico – e dediquei-a a Osho, meu Mestre de Meditação, e a todas as pessoas que estão criando mais beleza, amor e consciência neste planeta. Meus agradecimentos especiais vão para a Terezinha Géo Rodrigues que apostou na peça junto comigo, patrocinando-a; à toda equipe da Talento Jóias que participou nos 4 meses de loucura da manufatura da peça, citando os ourives mineiros: Vianna, Jean Pierre Pardo, Paulo Melo e Wellerson; Gabriel Valadares e Adna Sales, presentes desde o começo; minha mãe, que me apoiou em todos os momentos e todas as pessoas que celebram este momento da criação comigo."

O uso de nomes para as peças, a presença do diamante (o símbolo ancestral da consciência humana) e a sensação orgânica do design que é envolvido por muito espaço vazio, acompanham as Jóias Vivas criadas by Premen como uma marca registrada. O uso das pedras coloridas e novos materiais descobertos pela tecnologia moderna são um outro assunto, tão vasto como esta história da peça que recebeu o Oscar da Joalheria na passagem do Milênio.

Flashes da cerimônia de entrega do Prêmio de Beers 2000, em Paris:

foto: Jeanne Charpenel
Marga Premen e o casal Openheimer, da De Beers

foto: Jeanne Charpenel
Bialice Duarte, Taiala do Valle, Marga Premen e Andréia Campos
 

Veja: Jóia Viva by Premen

Voltar ao index