PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

Designer de gemas e jóias

Adriano Mol

Adriano Mol convive com o mundo das gemas e jóias desde muito jovem, quando começou a atuar na indústria e comércio de pedras preciosas, e aprendeu o fascínio das gemas com o pai Hugo, seu maior professor. A prática da lapidação e exportação, bem como a participação em feiras nacionais e internacionais foi fundamental para uma visão integrada da cadeia produtiva e do mercado no setor.

ANEL LAGOAÀ formação prática, aliou vários cursos livres de gemologia, lapidação e joalheria na Escola Mineira de Joalheria. Nessa época, já produzia lapidações especiais e desenvolvia jóias exclusivas sob encomenda.

Adriano graduou-se em Artes Plásticas na Escola Guignard e especializou-se em Design de Jóias pela Escola de Design-UEMG. No curso de Mestrado da REDEMAT (UFOP-UEMG-CETEC) fez um estudo completo sobre a teoria da lapidação, sob a ótica da Engenharia de Materiais.

O trabalho, inédito no Brasil, trouxe o convite para participar de diversos projetos na UEMG, inicialmente como bolsista do CNPq no projeto PROGEMAS.

CITRINO MADEIRA. FOTO JAMESComo consultor, profere palestras sobre design de gemas e jóias e ministra workshops, como o realizado com o SEBRAE-DF em conjunto com Regina Machado, que resultou no desenvolvimento de uma coleção e participação de um grupo de designers do Distrito Federal no Fashion Rio Business 2006.

Especialista no desenvolvimento de novos modelos de lapidação,
o designer cria projetos especiais para empresas do ramo

COLAR HIDRA - FOTO: WEBER  PADUAA parceria iniciada em 2003 com o arquiteto Fernando Maculan gerou nesse mesmo ano o primeiro prêmio no HRD Antwerp Diamonds Awards, na Antuérpia, principal concurso de design de jóias com diamantes do mundo. A jóia vencedora, Hidra, hoje faz parte da coleção permanente do Museu do Diamante daquela cidade. A peça foi patrocinada pela Talento Jóias e participou da coletiva de inauguração (my Private) Heroes do museu MARTA, em Herford, Alemanha.

BRINCOS KEMUSHI. FOTO GUSTAVO MARXEm 2005, convidados pela Embaixada do Brasil em Tóquio a participar da campanha "Ano da Pedra Violeta" - promovida pela Associação Japonesa de Jóias (JJA) e IBGM-, desenvolveram o conjunto Kemushi. No mesmo ano foram novamente finalistas do HRD Antwerp Diamonds Awards com o colete DAF, em plástico e diamantes fluorescentes, com o patrocínio da Vianna Jóias.

Em 2006, a dupla concorreu pela primeira vez ao Prêmio IBGM de Design, patrocinados pelas empresas Manoel Bernardes e Valentina Jóias, com 4 projetos finalistas. O Anel Bonito foi classificado em 3° lugar na categoria Centro-Oeste, patrocinado pela Valentina Jóias.

Adriano Mol atualmente coordena o Laboratório de Lapidação do Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias e responde pela coordenação técnica da Especialização em Design de Jóias na UEMG. Participa também da equipe do concurso Auditions Brasil da Anglogold Ashanti desde 2004, acompanhando todas as etapas do evento.

“O que me encanta é melhorar um material que já tem a beleza como uma característica evidente”

Adriano Mol
adr.mol@terra.com.br

Voltar ao index