PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

ARTE A QUATRO MÃOS
Carlos Godoy e Gui Marin

 

A paixão pelo mokume, técnica milenar nascida das mãos dos samurais do Japão feudal, uniu os amigos Carlos Godoy e Guilherme Marin Kessedjian na criação e produção de jóias contemporâneas e exclusivas.


Guilerme (Gui) é formado em Administração de Empresas e mestre em Comunicação de Moda pelo Instituto Marangoni de Milão, a mais respeitada escola de moda italiana e uma das melhores do mundo. Apaixonado por design e estudante de joalheria, decidiu largar seu emprego em uma agência de publicidade e transformar sua paixão em profissão. Carlos Godoy é designer de jóias há 17 anos. Durante muito tempo foi professor de joalheria, tendo desenvolvido também muitas linhas para indústrias. Além disso, estuda e confecciona peças em mokume desde que se iniciou no mundo joalheiro e é um dos maiores conhecedores da técnica no Brasil. Carlos cria, desenha, projeta em 3D e executa; um artista multi-talentoso, que eleva a arte de fazer jóias a seu nível máximo.


Brincos "Alma Negra" e anel "MÖK!EROS", em ouro amarelo, shakudo, mokume-gane e diamantes

Em setembro de 2002, quando Carlos, que tinha um atelier e trabalhava sozinho e Guilherme, que havia acabado de chegar do mestrado na Itália, se juntaram para trabalhar, ainda não estava claro o que surgiria desta parceria. O que os unia era a vontade de propor algo diferente e inusitado no mercado nacional, oferecendo jóias com design de vanguarda sem se apegar a modismos ou rótulos. Foi assim que surgiu a mök!, um estúdio de design que cria, fabrica e vende suas próprias peças.


Pingente MÖK!RUZ, em ouro amarelo 18k, mokume-gane (ouro e shakudo), mokume-gane (ouro amarelo, prata 950 e shakudo) e topázio imperial
Pingente MÖK!FLOR, em ouro branco, mokume-gane (ouro branco e shakudo) e diamante

Pingente MÖK!ACO, em ouro amarelo 18k e ébano africano

Mokume é a principal técnica de joalheria utilizada na fabricação das peças da grife mök!. Ouro, prata e cobre se unem e interagem em completa harmonia, formando texturas e cores que resultam em desenhos originais e únicos. Além dos metais, coleções são criadas com uso de acrílico, policarbonato e madeira.

Tamanha criatividade já rendeu à dupla importantes premiações. Em 2004, a peça Samambaia foi uma das finalistas no AngloGold Designer Forum Brasil. Na edição 2006 do mesmo concurso, que recebeu a denominação de AngloGold Ashanti AuDitions, Carlos Godoy e Gui Marin foram os vencedores na categoria Designer, com o "elmo-tiara" Guerreira Real.

Brincos Samambaia (criados em comemoração à peça Samambaia, finalista do Designer Forum Brasil 2004) - em ouro amarelo 18k e diamantes / Guerreira Real, peça vencedora do AuDitions 2006, em ouro 18k, com detalhes em mokume-gane (ouro com shakudo). O adorno para a cabeça, quando fechado, tem forma de um elmo medieval e, com um rápido movimento, abre-se, transformando-se em uma tiara.

Carlos Godoy e Gui Marin
atendimento@mok.com.br

Fotos de Janaina Lince (Samambaia) e Isabella Fiorentino (Guerreira Real): Robert Schwenck

Voltar ao index