PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

Transmutações...

Miriam Mamber


Nascida em Curitiba, a joalheira-artista Miriam Mamber iniciou sua carreira em 1972, tendo conquistado vários prêmios e realizado exposições no Brasil e no exterior (foram dezenas de exposições, entre individuais e coletivas, além de ter sido premiada na XII Bienal Internacional de São Paulo e Pérolas do Tahiti). Em sua bagagem acadêmica, estão cursos de Arqueologia e Mineralogia, História da Arte na Universidade de Jerusalém, Jornalismo na Universidade de São Paulo e Artes Plásticas na Fundação Álvares Penteado.

Colar com centro em ouro e fragmento de vidro romanoAvessa a formas repetitivas e convencionais, e à ostentação baseada apenas no valor material, ela transforma em jóias materiais exóticos e inusitados da natureza, graças ao seu talento, sensibilidade, conhecimento e rigor técnico. "Às vezes um material ‘não precioso’ é muito mais precioso que um brilhante", diz. Raramente parte de um desenho definitivo. As idéias surgem espontaneamente e vão tomando corpo naturalmente até chegar a um resultado que a satisfaça.

Suas jóias mostram fósseis, minerais de raro colorido, âmbar, lava vulcânica, partes de objetos arqueológicos esementes, embora possam até se valer de pérolas ou diamantes, mas sempre como um detalhe estrategicamente colocado. Mostram também uma complementação de valores: os materiais garimpados com olho de expert valorizam suas peças e sua criatividade os enobrece, graças a técnicas de joalheria.


Colar e brincos em pérolas, fragmentos de leque, ouro e brilhantes.


Colar em água-marinha, ouro e brilhantes

Sobre sua obra, Miriam diz: "Meu trabalho parte da natureza: das caprichosas formas e cores dos minerais, do interior de uma ágata translúcida revelado contra a luz, da geometria orgânica dos fósseis. A partir dessas propostas plásticas elaboradas pela natureza, procuro criar um complemento, uma continuação ou um contraste. Meu trabalho, concretizado numa jóia, no corpo humano adquire sua dimensão final. Quero que as pessoas captem as formas naturais utilizadas, estabeleçam um diálogo emotivo com as soluções criadas, e descubram o quanto uma jóia pode ser vivida"


Colar em ouro, com centro em drusa branca e diamante


Colar em ouro e âmbar

"A natureza me fascina, sobretudo os fósseis e minerais, que encerram em seus milênios os segredos ocultos de suas formas perfeitas". (Miriam Mamber)
miriammamber@miriammamber.com.br



Voltar ao index