PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

De bem com a vida!

Maria José Cavalcanti


Bióloga e escultora, Maria José Cavalcanti especializou-se em Granulação e Botânica em Metais, em Nova York, Gemologia na USP e e História da Arte no MIS (Museu da Imagem e do Som).  
Ainda na arte da escultura, ela evoluiu para o design de jóias artísticas, sua atual atividade, desenvolvendo trabalhos em ouro, prata e pedras preciosas, notadamente gemas brasileiras.

A natureza é sua grande fonte de inspiração: anéis, pulseiras, brincos, colares e broches trazem flores, folhas e pequenos insetos em coloridas gemas ou metal, este cuidadosamente trabalhado.
Também com extrema delicadeza, ela utiliza elementos da fauna marinha, conchas, ouriços e estrelas-do-mar, e os transforma em jóias surpreendentes.  

 

foto: Almir Pastore

foto: Almir Pastore

Como escultora, Maria José participou de inúmeras mostras, tanto no Brasil como no Exterior (França e Itália). No concurso da 9 edição do Troféu “Medusa Aurea”, na Academia Internacional de Arte Moderna, em Roma, ganhou a Medalha de Prata, em 1986 e ficou com a Medalha de Ouro no “3 Prêmio Brasil Contemporâneo de Artes Plásticas”, dois anos depois.
Em 2003, foi finalista do concurso Pérolas do Tahiti, com o pingente "Solid state".

foto: Almir Pastore
A natureza presente nos materiais e formas

foto: Almir Pastore

A designer também tem participado de feiras nacionais e internacionais. Em 2003, fez parte da mostra de joalheria artística "Jóias da Cor do Brasil", com exibições em São Paulo e no Congresso Nacional, em Brasília.

Em seu atelier, na capital paulista, Maria José confecciona jóias sob encomenda - peças exclusivas, e ainda ministra aulas de joalheria.




"Meu conselho aos jovens 'designers' é que desenvolvam sua própria veia artistíca, evitando o caminho fácil da cópia" (Maria José Cavalcanti)
ma.jo@uol.com.br



Voltar ao index