PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br



Fantasia e realidade
em forma de Jóias
Mariana Gorga

Aos 23 anos, ela é talvez uma das mais jovens e bem sucedidas designers de jóias do momento. Cria peças com lastro cultural, repletas de simbologia e  sutileza estética com a naturalidade  de quem tem anos de janela.

Mariana Von Atzingen Gorga é formada em Design de Jóias pelo Istituto Europeo di Design (IED) e cursou Artes Plásticas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Começou a planejar sua carreira naturalmente, muito antes de apresentar sua tese na arte da joalheria. Já no segundo ano de estudos, conceitou sua marca UTOPIA, pensou seus desdobramentos, criando peças exclusivas em parceria com a Mirandouro, empresa com 40 anos de tradição no mercado joalheiro.

Paixão pelas artes, habilidade para o desenho, dedicação total a cada projeto. O mundo de Mariana segue um ritmo bem claro: foco, produção, realização. Idealiza cada tema, imagina todas suas variações, pesquisa, desenvolve e mais do que tudo, faz. E como faz! Esculpe ela mesma cada molde, executa os protótipos de cada peça e dá-lhes vida, aperfeiçoando cada curva em seus mínimos detalhes. Equilíbrio entre o emocional e o racional, entre o físico e o sensorial, eis o resultado de sua observação do cotidiano: não existe ação sem coração, impulso sem encantamento, realização sem realidade.








Mariana entra em 2008 com duas plataformas criativas ligadas, porém distintas. A primeira é uma declaração de amor à criação, através da Coleção Magna Mater, onde o milagre da concepção, da gestação e do nascimento é traduzido por jóias em forma de coração, borboleta, pétala, folhas e flores que abraçam a figura de um bebê em seu centro. Peças em ouro amarelo polido para usar bem no centro do colo, permitindo canalizar a imensa energia que provem da relação da mulher com os vários estágios da maternidade.

A segunda, intitulada "Vida", é um convite ao bem viver, através de múltiplas combinações de formas tubulares, circulares e elípticas em elementos de ouro e pedras, escolhidos por seu poder catalisador de energia. A peça-conceito, um colar que desliza seus módulos de ouro e pedras na frente e costas, representa os pólos de energia Yin e Yang que, junto à pele, trazem não apenas design diferenciado e beleza, mas também uma sensação de fluidez de energia, tornando o usar uma jóia uma atitude de bem estar.

Na mesma coleção Vida, Mariana dá asas à imaginação e brinca com as formas geométricas criando um sem número de variações de brincos, anéis, pendentes, colares e braceletes. Os módulos das peças são articulados e as cores contrastam no ouro amarelo, fosco e polido, dançando no corpo quando em movimento.

O grande diferencial das peças de Mariana reside no uso da tecnologia de ponta da Mirandouro. Através da eletroformação, jóias volumosas e leves tornam-se possíveis, além de confortáveis. E todas vêm com o selo Amagold, certificado de qualidade do ouro.

O destaque de sua entrada para o mundo profissional da joalheria fica por conta do resgate de valores essenciais que norteiam seu trabalho. A Jóia é mais do que tudo, um talismã. Os significados variam: proteção, afeto, coragem. O metal e sua luz refletem o poder da mente e permitem que a energia básica da vida circule melhor. As cores orientam as reações e sensações. E as formas conspiram entre sí para transmitir uma mensagem única: a de um amor onipresente e sem fim pelo universo.

Mariana começa a divulgar seu trabalho junto ao consumidor final e junto à imprensa. Suas coleções já estão em diversas lojas de todo o Brasil. No próximo mês de julho, ela embarca para Firenze e vai cursar a L`Arti Orafo, uma das escolas de maior prestígio do ramo joalheiro, onde pretende aprimorar mais ainda sua técnica de desenho com os melhores professores da Europa.

"Eu descobri na joalheria um universo fantástico, onde posso expressar meus sentimentos e minhas ideologias. Acredito no poder dos materiais e na simbologia das jóias...elas são mágicas!"
Mariana Gorga
utopia@utopiajoias.com.br

Voltar ao index