PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<<Voltar ao index

Hobby Precioso

Marivaldo Feitosa Pimentel
(Mariva)

 

Marivaldo Feitosa Pimentel, ou simplesmente Mariva, carioca, metroviário e publicitário, cria e confecciona jóias artesanais há muitos anos. Este hobby acaba de lhe render o primeiro lugar na Categoria Brilliant do American Facet Award, o mais importante concurso de design de jóias das Américas. Já se preparando para disputar o World Facet Award, onde concorrerá com os finalistas da Europa e Ásia, Mariva comemora o sucesso em Nova Iorque, onde recebeu o troféu e conta sua trajetória:

 

 

"Rio de Janeiro, Copacabana, Brasil.
Foi diante deste mar inquieto e exuberante que tive a inspiração para desenvolver a gargantilha "Copacabana".
O ponto de partida foi a visão de uma grande onda se formando e que lentamente se desfazia pelo mar, compondo outras pequenas ondas repletas de luz. Pontos brilhantes que se entrelaçavam como num toque mágico e deslizavam até a areia cristalina da praia. Pele clara - corpo de mulher.
"

 

Gargantilha Copacabana- confeccionada em prata, espinélios e zircônias

"Tudo se iniciou na Escola Técnica Nacional do Rio de Janeiro na década de 60. Lá comecei a confeccionar miniaturas, abotoaduras, botões diferenciados para minhas camisas e de amigos.
Após minha formatura, fui convidado para trabalhar em Santos e, nesta mudança, acabei abandonando as máquinas e comecei uma nova fase criando pequenas esculturas em madeira, depois em aço, cobre, latão. Nesta época, trabalhava na Cosipa. Criamos o Salão de Artes Plásticas, de funcionários da empresa, o que foi um grande incentivo para mim e muitos amigos. Então, em 1970, fazia a minha primeira exposição individual em Santos.
Em 1973, fazendo Publicidade e Propaganda, minha arte deu uma nova guinada, desta vez para o cinema, onde tive êxito conseguindo alguns prêmios em fotografia e em alguns documentários.

 

A partir de 1980, entro definitivamente na arte da joalheria e graças à minha grande experiência técnica e habilidade manual, tudo foi muito fácil. Para me adaptar aos processos, freqüentei oficinas de amigos, onde pude aprender muitas técnicas específicas desta arte. Também pesquisei tudo o que existia em literatura sobre sobre jóias no Brasil e exterior, onde tive oportunidade de visitar vários ateliers.

 

Neste mesmo ano, tive uma jóia de minha autoria publicada na Revista Schmuck e também, a convite do PSDB, criei e desenvolvi um troféu comemorativo do septuagésimo aniversário do governador Mário Covas.
Em novembro de 2000, realizei a segunda exposição individual na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, com aproximadamente 60 peças, com propostas inovadoras e jóias de vanguarda.
"

Marivaldo Pimentel

marivadesign@ig.com.br

 

 
Em 1989, em exposição individual, de 50 peças únicas, com a venda de 70% das jóias, pude constatar que todo trabalho não havia sido em vão e que era reconhecido. Continuei a participar de coletivas de arte em diversos locais, em galerias ou lojas, e também fui convidado a expor na 28 Feninjer, em São Paulo, em 1999.

 

 


Com o êxito no American Facet Award,
Mariva está estimulado a se dedicar integralmente à joalheria, inclusive abrindo uma escola com um estúdio, onde possa negociar suas peças e de seus alunos.