PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


Mistura fina
Mariana Amorim

 

Seu trabalho é regido pela arte e inovação. Materiais diferenciados, como fibras de coqueiro, peles exóticas, cortiça queimada, madeira, sedas, papéis japoneses, entre outros tantos, se integram à prata e se transformam em jóias únicas, modernas e desejáveis.



origamiCapixaba, radicada em São Paulo, Mariana Amorim formou-se em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, com trabalho de graduação direcionado à joalheria. Ela também cursou "desenvolvimento de coleção" no Istituto Europeo di Design, em Milão.

Em 2001, matriculou-se na Escola Arte Metal, depois fez cursos no Califórnia 120 e, em julho de 2004, desenvolveu sua primeira coleção de jóias - "Origami", inspirada na arte milenar de dobradura de papéis, com peças em prata, papel japonês e fios rústicos de seda, numa mistura interessante de materiais.

Outras três coleções vieram na seqüência. "Pele sobre pele" foi desenvolvida com peles exóticas como arraia (galuchat), tilápia e pé de peru, conciliados com prata e gemas naturais. A coleção "Fibrosfera" trouxe peças em formas arredondadas, feitas em prata, fibra de coqueiro, madeira e quartzos, mesclando elementos da natureza. Já "Re-floresta" teve como matéria-prima principal a madeira jacarandá. Além disso, novamente a prata foi usada, desta vez para representar a textura de folhas e flores.

Mariana participou, como artista convidada, das exposições "Pioneiros da Joalheria" e "Belezas Possíveis", ambas no Antiquário Sasson, e também da mostra "Futebol na Arte da Joalheria", que teve a curadoria do galerista Cassiano Araújo.

Suas jóias também já estiveram nas passarelas da semana de moda de São Paulo. No início de 2007, Mariana desenvolveu acessórios para o desfile da estilista Giselle Nasser, no SPFW - outono/inverno. Pulseiras, colares e cintos ganharam formas curvilíneas e sinuosas com ares de art nouveau. Os looks contaram, ainda, com braceletes, gargantilhas e anéis feitos em couro de arraia, pedras brasileiras e prata, característica principal do trabalho da designer.

Atualmente, além de desenvolver novas coleções de jóias, Mariana trabalha como monitora no atelier-escola Califórnia 120, do joalheiro Peter Michael Striemer, em São Paulo.

Mariana Amorim
amorimmariana@yahoo.com.br

Voltar ao index