PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Brasileiríssimo!

Luciano Guilherme


Autor de jóias, autodidata, Luciano Guilherme possui grande conhecimento técnico e tem mais de vinte anos de experiência no ramo da joalheria. Começou a trabalhar ao lado do pai, Antônio Guilherme, e sempre buscou se aperfeiçoar através de workshops e cursos de Gemologia, Desenho de Jóias, Modelagem em Cera e História da Arte, na AJORIO - Associação dos Joalheiros do Estado do Rio de Janeiro.

foto: Studio Clickfoto: Studio Click

Em fevereiro de 2002, Luciano participou da exposição "O Nilo Inspira O Rio", na casa França-Brasil. No mesmo ano, teve duas peças classificadas no Designer Forum AngloGold Brasil, nas categorias Hot Glamour e Brazilian Essence.
O colar "Onça Pintada" - todo elaborado em ouro, foi inspirado na força, sensualidade e beleza do imponente animal, de características só comparáveis às da mulher brasileira. Já o bracelete "Trançado Brasileiro" foi inspirado na riqueza dos detalhes da cestaria indígena, utilizando o contraste do ouro com a piaçava.


A piaçava está registrada na elaboração de suas mais recentes criações. O material é produzido a partir de um tipo de palmeira nativa da região nordeste do Brasil, encontrada principalmente na Bahia e no Pará. Usada pelos colonizadores portugueses em armações, a fibra lisa e resistente é hoje utilizada na confecção de vassouras, na produção de coberturas em regiões turísticas e também em casa de pescadores. Sua exploração é extrativista e a colheita realizada apenas em plantas acima de três anos. Ao ser trabalhada com o ouro, produz um efeito que chama a atenção pela beleza e é, ao mesmo tempo, simples e requintada.

Seguindo a mesma linha de materiais extraídos da natureza, Luciano Guilherme trabalha com a fibra do côco. O material é aplicado no ouro - proporcionando, também, um belo contraste de cores, fazendo com que a jóia seja sofisticada e esportiva, podendo ser usada a qualquer hora e lugar. Ele também experimenta novas texturas do ouro em combinação com gemas de lapidação especial, em jóias exclusivas.

A união dos materiais e da criatividade de Luciano traz um resultado único em seu trabalho. Ele participou recentemente da mostra de arte Jóias da Cor do Brasil, ao lado de renomados designers, e terá suas peças exibidas também em Brasília e Paris.

"A versatilidade das fibras faz com que o artista possa desenvolver, com maior facilidade, diferentes formas, em seu processo criativo".
(Luciano Guilherme)
vivi@usway.com.br



Voltar ao index