PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

Alquimia das formas

Lilian Granado

Lilian Granado


Brincos "Engrenagem"Formada em desenho Industrial em 1991, e tendo trabalhado com artes visuais, Lilian Granado procurou integrar este exercício de observação do dia-a-dia em seus trabalhos. Começou a desenhar jóias meio por acaso, para amigos, que gostaram tanto de seu trabalho que incentivaram sua nova profissão. Participou de seu primeiro concurso neste mesmo ano, promovido pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais - IBGM, onde conquistou o terceiro lugar, e este foi o estímulo que precisava para continuar neste caminho. A partir daí, não parou mais de colecionar sucessos na carreira. Venceu o concurso Design Forum, patrocinado pelo Centro de Informação de Diamantes De Beers, por três anos consecutivos - 1992/1993/1995. Em 1994, participou do Diamonds International Awards - D.I.A., concurso que seleciona 30 peças de todo o mundo e foi, neste ano, finalista das Américas.

Coleção Quatro Estações - OutonoComeçou a desenhar jóias profissionalmente em 1996, quando fez sua primeira exposição no evento "Rio Tendências 96", realizado no Rio Design Center, onde foram reunidos os melhores profissionais dos setores de moda, design e decoração. Em setembro do mesmo ano, participou como convidada das exposições "Brasil Expo’96 Trade & Investment", em Nova York. Dois anos depois, teria suas jóias na "Exposição do Carroussel du Louvre", durante a Copa do Mundo de Futebol em Paris e, também, na Exposição das jóias premiadas no Pavilhão do Brasil na Expo 98 em Lisboa – Portugal.

Colar triângulos - ouro e turmalinas

Especialmente desenvolvido para a Semana Barra Shopping de Estilo, evento de moda onde acontecem todos os lançamentos de coleções no Rio de Janeiro, este colar participou da exposição "Porque o Rio..." - Lilian buscou inspiração na beleza da cidade, através de suas praias, em forma de guarda-sóis, traduzindo o espírito informal do carioca. A jóia foi feita artesanalmente, em ouro 18k e turmalinas, em tons de azul, verde, até o rosa.

Em 2002, foi novamente premiada no concurso "Designer Forum"- promovido pela Anglogold. Vencedora na categoria Brasilian Essence com três jóias, que retratam as belezas e contrastes de nosso país. Para o colar "Fuxico", Lilian buscou inspiração na riqueza e originalidade do artesanato Brasileiro. Inspirado no trabalho manual feito em tecido, foi recriado em ouro e coco, mostrando a beleza do artesanato feito no Brasil. Também chama a atenção para a importância de resgatar estas técnicas, utilizando a criatividade unida à matéria-prima, gerando empregos e peças de rara beleza. As jóias fazem parte da coleção vencedora, composta por 52 peças de designers de todo o Brasil, e que agora será exibida no exterior.

Foto: Studio Click
Colar inspirado no "fuxico", patrocinado pela joalheria Rosa Okubo - Designer Forum Anglogold

Foto: Studio Click
Pendente em ouro e fibra de sisal - representa o sol do nordeste, o calor e a seca - Designer Forum Anglogold

Foto: Studio Click
A riqueza e beleza da fauna brasileira - importância da preservação do meio-ambiente - Designer Forum Anglogold

O estilo de Lilian Granado é caracterizado por peças leves e simples, tendo a intenção do básico. A jóia que pode ser usada a qualquer hora do dia e da noite. A grande inovação de suas jóias é o design simples e despretensioso, que nem por isso deixa de ser arrojado e inusitado, às vezes até divertido.

Suas coleções são temáticas, recriam desde elementos orgânicos até objetos do cotidiano, como pequenos ventiladores, botões, pregadores de roupa, etc, que se transformam em delicados brincos, anéis ou berloques. Sua mais recente coleção é dirigida às crianças e adolescentes, inspirada em traços de desenhos infantis como borboletas, bonecos, anjos, flores ...

A designer utiliza principalmente formas orgânicas, fios, chapas vazadas, texturas, e muito movimento, o que garante a leveza de suas criações, sempre utilizando ouro 18k e pedras preciosas. A simplicidade se alia à alquimia das formas recriadas no ouro, o movimento está sempre presente.

"Cada vez mais a jóia se torna um objeto de desejo , não pelo seu valor de compra, mas pelo significado que ela carrega. Gosto de desenvolver peças especiais, que resgatem as formas mais primitivas de simbolismo, que estão na essência de todo ser humano e que se transformem em pequenos talismãs pessoais . A jóia deve ser única e diferenciada." (Lilian Granado)

liliang@bighost.com.br



Voltar ao index