PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<<Voltar ao index
 

Talento com ousadia

Lena Garrido


Lena Garrido, uma das pioneiras no design de jóias no Brasil, tem verdadeira paixão por sua profissão. É formada em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela FUMA, atual UEMG.
Estudando em uma escola onde a palavra-chave é criatividade,
Lena começou criando e confeccionando bijuterias artesanalmente, o que a levou a aumentar seu interesse pelo design de jóias.

Assim que se formou, fez um curso de especialização na Escola Mineira de Joalheria e, quase simultaneamente, foi contratada como designer exclusiva de uma importante indústria mineira (Jóias Ágata) onde trabalhou durante 3 anos.

"A indústria foi minha grande escola. Lá tive o apoio e incentivo para desenvolver meu trabalho".


ANEL DESCOBRIMENTO
(desenho)
Peça inspirada nos 500 anos do Descobrimento:
O pavê de topázios azuis representa o oceano Atlântico,
separando a costa brasileira da portuguesa

Para aumentar sua bagagem de conhecimentos, Lena fez curso de especialização na Itália (Scuola D'Arte e Mestiere - Vicenza). Atualmente, a designer trabalha com sua sócia Débora Camisasca, desenvolvendo coleções para importantes indústrias de Minas Gerais e São Paulo. A tônica do trabalho é captar a identidade da empresa e o público que atinge, tentando sempre inovar dentro das tendências. "Assim podemos fazer um trabalho sério e que produza bons resultados para o cliente."

Lena Garrido coleciona importantes prêmios em sua carreira. No Prêmio IBGM de Design, concurso nacional mais expressivo do setor, foi premiada seis vezes. Este ano acabou de conquistar mais três prêmios na edição estadual do mesmo certame, o que a torna uma das designers mais premiadas do Brasil.

"É preciso estar atenta a todas as formas que nos rodeiam e às tendências mundiais. Atualmente as pessoas é que fazem a moda e isso nos permite ousar nas cores e nas formas, fazendo assim o diferencial."


Lena tenta ser o mais atuante possível em sua profissão, procurando sempre aceitar desafios que enriqueçam suas atividades. Participa de várias exposições no Brasil e no exterior e, juntamente com outros importantes designers, integra o "Gold Trens 2000" - Livro de Tendências em Design de Jóias.


1 lugar - prêmio IBGM Design de Jóias /99
brincos em ouro branco c/ carrê de topázios
azuis e pavê de brilhantes

1 lugar - prêmio IBGM Design de Jóias /97
Patrocínio: FR Hueb
brincos em ouro branco, carrê de topázios azuis
e brilhantes cravados em trilho na lateral


Pulseira articulada
3 lugar - prêmio IBGM Design de Jóias /99
Patrocínio: Raymundo Vianna Oficina de Jóias
(ouro amarelo, cristais rutilados e diamantes)


Multiplicando profissionais

Desde 1986, Lena dedica-se a outra atividade dentro de sua profissão: ministra custros de design de jóias. Nesses anos ajudou encaminhar para o mercado várias pessoas que hoje são profissionais atuantes e de destaque.

"Me sinto gratificada em fazer este trabalho, pois além de repassar conhecimentos, também aprendo muito com meus alunos. O setor joalheiro necessita cada vez mais de designers criativos para aumentar sua produtividade. Hoje isso é encarado com mais seriedade, mas a carência de profissionais ainda é grande. É preciso descobrir mais talentos. Isso, ao contrário do que muitos pensam, só fortalece e faz com que nossa profissão seja cada vez mais respeitada."(Lena Garrido)

lenagarrido9@hotmail.com



Voltar ao index