PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

Laura Kanter

Muitos e diferentes interesses

Laura Kanter


Na infância brincava com a mesma intensidade que se interessava pela caixa de música onde sua mãe guardava jóias e bijuterias. Na adolescência começou a manufaturar bijuterias, que vendia nos finais de semana na feira hippie em Ipanema. Anel de Ametista desenhado para coleção da Mirandouro, lançado em Las Vegas 2002Laura Kanter formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense em 1985 e, enquanto procurava emprego, começou a ajudar seu futuro sogro na loja de prata de lei mais tradicional no Rio. Na verdade, a vida a colocou de volta ao mundo do design de jóias, desta vez usando prata de lei e, embora não soubesse, a formação em engenharia veio a proporcionar-lhe valioso embasamento técnico para transpor o lado lúdico da criação para a confecção de uma jóia propriamente dita.

A partir daí começou sua especialização na arte da joalheria. Laura fez cursos na Ajorio, gemologia com Walter Leite, modelagem em cera, joalheria básica e avançada com Ricardo Mattar na Escola Nova SP. Fez também aulas de cravação, cursou pós-graduação em marketing de moda (ESPM), desenvolvimento de coleções no Núcleo de moda da Cândido Mendes, enfiação de colares de pérolas, desenho livre e outros. 

Brinco classificado no American Facet Award - SignityEm 1986 foi pela primeira vez à feira de Basel como compradora da loja e passou a freqüentar feiras internacionais. Por cinco anos, foi responsável pela compra de jóias para as lojas (eram três então). Saiu da empresa para abrir sua própria confecção de jóias de prata - a Meslin (seu sobrenome de solteira), mas diante do falecimento do seu sogro, voltou a trabalhar nas lojas, desta vez como sócia. Em 1993, criou sua primeira coleção em ouro 18k e também lançou a coleção "Textura" em prata de lei com a assinatura Laura Kanter. Essa coleção foi filmada pela GNT para o programa "Modos, Moda e Manias". Começou então a vender coleções em prata que ela criava e produzia, através de feiras nacionais, inclusive na FENINJER.

Foi também responsável pela criação e produção das jóias para a mini-série "Memorial de Maria Moura", da Rede Globo. Em 2000, saiu da sociedade e abriu o Atelier Laura K, desenvolvendo coleções exclusivas para fabricantes de jóias e semijóias, e dando consultoria de estilo e marketing para essas empresas, além de, eventualmente, atender a particulares. No Atelier, trabalha em parceria com a designer Janaina Winaski.

Puseira Wave da coleção da Tänller of Switzerland Após inauguração do Marriot Hotel no Rio, realizou um desfile de jóias desenhadas pelo Atelier Laura K e confeccionada pelos seus clientes Mirandouro e Seculus. Foi um evento filantrópico organizado pela Liga Feminina Israelita em prol das comunidades carentes do Rio de Janeiro. "Como cidadã do mundo, quero desenhar coleções que integrem estética e ética em prol de questões sociais e da melhor qualidade de vida no planeta."

Laura Kanter ficou entre as 25 finalistas do American Facet Award 2001 e também foi vencedora do concurso promovido pela revista International Jeweler na categoria Prêt-à-Porter com a pulseira "Wave", patrocinada pela empresa Tännler of Switzerland. Há alguns dias atrás, foi classificada para a fase final do 7th SAMSHIM INTERNATIONAL DIAMOND JEWELRY DESIGN AWARD, na Coréia, cujo julgamento final será em Novembro de 2002. Na área de folheados, o Atelier Laura K, patrocinado pela empresa de Folheados Happy, é finalista do Concurso promovido pela Brilho Fashion em duas categorias - Glamour e Day by day, sendo que na segunda categoria, com 2 conjuntos.

Durante a feira de Basel deste ano, Laura contou com uma vitrine exclusiva para as peças desenhadas pelo Atelier Laura K no stand da Tännler of Switzerland, localizado no setor mais nobre da feira, junto aos lançadores de tendências, como Roberto Coin.

Conjunto em prata de lei da coleção Textura

"Espero que o fabricante nacional desperte para essa nova realidade de trabalhar com um atelier de design de jóias, tendência já muito utilizada e valorizada no exterior. É uma maneira de ter esse importante trabalho de pesquisa e criação terceirizado,  diminuindo o custo fixo e aumentando a rapidez no projeto, por ser um trabalho de equipe e extremamente focado na criação".

Anel peridoto

"O designer tem o compromisso de apontar um novo caminho, romper o estabelecido, e de encontrar uma nova maneira de se expressar e que seja autêntico. É um duelo entre a constante procura pela próxima 'sensação' e o drama da descoberta." (Laura Kanter)

atelierlaurak@mls.com.br



Voltar ao index