PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<<Voltar ao index
 

Escultor de Jóias

Lae Junior


Com apenas 22 anos de idade, o designer curitibano Lae Junior já tem uma trajetória de sucesso. Classificado no American Facet Award, ele agora concorre ao World Facet Award, prêmio mundial de design de jóias, na categoria Exclusive.

"Gosto de esculpir, mais do que desenhar. Só encontro liberdade de criação quando vejo um bloco bruto: ali eu não tenho limites, faço qualquer coisa que imaginar"







"... quando nasce uma jóia, não é só uma inspiração que temos quando vemos algo, a inspiração é algo grandioso que não entra pelos olhos e sim pelo coração. Não acredito na hipótese de ver algo e criar, acredito em dormir hoje e amanhã ter nascido uma jóia de dentro de mim, sem linha ou traços comuns, fazendo assim algo diferente de qualquer coisa que já tenha visto antes...".

Iniciou-se no ramo de jóias em 1995, trabalhando como balconista em uma loja de ferramentas para joalheiros no Rio de Janeiro, quando pela primeira vez viu um tubo de cera e achou que tinha capacidade para usá-lo e esculpir uma jóia. Mais tarde, teve uma oportunidade de trabalho em uma pequena oficina no Rio, que era terceirizada de uma grande empresa. Lá conheceu as técnicas de ourives e então começou a criar suas próprias peças.

Após visitar uma feira de jóias e apresentar suas criações em cera, começou a vender desenhos e modelos para empresas do Rio de Janeiro e São Paulo.
Auto-didata,
Lae Junior é um dos poucos designers que opera 100% do programa jewelcad. Também presta acessoria em Produção e Design de Jóias para empresas.



"... e não há nada mais gostoso do que sonhar com uma jóia e no dia seguinte vê-la pronta em suas mãos, é como tornar sonhos em realidade sempre que temos vontade..."

Lae Junior reside atualmente na Ilha de Guriri, ES, um local fantástico que, segundo ele, possui uma energia que lhe favorece a criação. Faz suas próprias peças para a alta sociedade capixaba e paralelamente está implantando o único curso de Design de Jóias do Espírito Santo. Para este empreendimento, conta com o apoio de várias pessoas do setor, inclusive uma forte rede de faculdades do Estado.



"... lembrando ainda que o desenho técnico qualquer um aprende, mas o dom e a arte criar só alguns possuem..."
(Lae Junior)

laejunior@hotmail.com



Voltar ao index