PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

Jóias que fazem moda

Junia Machado


Quem não se lembra dos tererês e brincos usados por Bionda (Mariana Ximenes) na novela Uga Uga? Ou então as jóias de Jade (Giovana Antonelli) em "O Clone"? Estas e outras criações que levam a assinatura da designer Junia Machado, marcaram o visual de personagens de várias novelas e mini-séries da TV Globo e, recentemente, do cinema (no divertido “Sexo, Amor e Traição”, nas jóias de Heloísa Perissé).

Junia Machado trabalhou durante alguns anos como assistente de figurino da TV Globo. A entrada no universo das jóias surgiu atendendo à necessidade de criar peças específicas para determinados personagens. Sua criatividade e percepção foram, cada vez mais, dando identidade às criações, com conceito e estilo exclusivos. A partir daí, Junia passou a utilizar materiais naturais como base de suas coleções, misturadas ao ouro. Madeiras de lei, legalizadas pelo Ibama, pedras preciosas, massinhas de modelar e tecidos rústicos são o diferencial de seu trabalho.

Na proposta de suas coleções, Junia consegue mesclar fantasia e realidade, sempre com uma identidade exclusiva. Em "Borboletas", as referências aparecem nas mais diversas formas e tamanhos, combinadas a pedras preciosas. Nos cordões, além de camurça e palha, rolotês de chitão – tecido brasileiro de puro algodão e fechos em ouro 18K. Em um outro segmento, chega a coleção "Oriente", inspirada nas cores da paisagem de Marrocos e da Tailândia. Formas e desenhos orientais foram reproduzidos a partir de matérias-primas nacionais, como as madeiras, por exemplo. Destaque para os braceletes de ouro, tipo “escrava”, que têm a parte interna revestida em sândalo, ou braúna, e para os brincos que lembram as cúpulas das mesquitas.

Em "Corações Brasileiros", Junia homenageou o país demonstrando sua paixão pelo futebol. Além de corações de vários quilates e tons, há também bandeiras brasileiras desenhadas em tear. O chitão também pode aparecer como recheio dos corações, recortado e decorado como pintura fina.

Na coleção "Flor", diversas jóias traduzem o encanto das flores, presente em diversos tecidos, bordados e recortes. A coleção ainda aparece com tramas de contas de madeiras coloridas e naturais, sempre misturados ao ouro e pedras. Junia utilizou técnicas especiais nos bordados e nos macramês. Inovação para os brincos, que misturam pétalas em ouro e tecido. Depois, veio a novidade: o uso da massinha de modelar! A designer deu um charme todo especial nas pequenas florzinhas, esculpidas cuidadosamente em massinha misturada ao ouro.

Em 2003, Junia lançou a coleção "Brasil de todos os santos" - peças inspiradas em presentes e lembranças da arte sacra popular brasileira.

O desenho de igrejas do interior, bordado em uma toalha em ponto cruz que um amigo trouxe do Ceará, foi transformado em jóia. Os detalhes de cada ponto ilustrado no presente aparecem na pulseira "Igreja de Ponto Cruz do Ceará", com detalhes em ouro, rubis e safiras.


Pensando na personagem Edwiges, interpretada por Carolina Dieckmann na novela "Mulheres Apaixonadas", Junia criou um colar em rolotê de algodão, com pingente de flor em ouro branco. O diferencial desta jóia é o miolo, que traz a imagem de Santa Edwiges.

Ainda no início de 2003, ela desenvolveu a coleção "Alice", a convite da atriz Luana Piovani, que interpretava a personagem principal da peça "Alice no País das Maravilhas".

Glamour de celebridade

Outro destaque foi a coleção desenvolvida para a novela “Celebridade”, atendendo a mais uma solicitação de Marília Carneiro, figurinista da trama das 8, da TV Globo.

Junia esteve em Londres e percebeu múltiplas possibilidades de composições, ao encontrar nas porcelanas inglesas uma incrível sintonia com suas criações. Agregando a delicadeza deste material à preciosidade do ouro e às inusitadas combinações com madeira tingida, crochê em fio de ouro e palha, além do couro, criou as jóias que enfeitam as personagens vividas por Claudia Abreu, Malu Mader, Deborah Secco e Juliana Knust na novela.

Interpretando Laura em “Celebridade”, Claudia Abreu, exibiu, logo no início da novela, brincos em crochê de ouro e palha tingida, além de brincos com as porcelanas inglesas. Entre os colares selecionados para a atriz, destacam-se também as fitas de chamois tingido com pingente de beija-flor em ouro amarelo, que a personagem mostrou junto ao lencinho no pescoço. “Laura” ainda usou uma pulseira que segue o mesmo estilo do colar com os “quadradinhos” de crochê em ouro e palha tingida, numa fita de chamois.

Jóias da caixinha da Vovó

Encantada com as peças que ganhou de sua avó no ano passado, Junia se inspirou e partiu para a criação de sua nova coleção, Antique. Com ares vitorianos, mas com um toque moderno, as jóias surpreendem pela sofisticação na medida certa e podem ser usadas a qualquer hora.

Inspirada nas lembranças transmitidas pelas peças do porta-jóias da vovó, criadas no século 19, Junia surpreende com uma releitura atual das peças com uma boa dose de sentimento, utilizando gemas brasileiras - peridoto, granada e citrino - com ouro amarelo, e iolita com ouro branco, além de outras criações estilizadas no formato de uma “Libélula” em cristal e ônix.

As gemas aparecem em diferentes e criativas formas, “rodeadas” por continhas de braúna – madeira de lei – cravadas no ouro, dando um toque brasileiríssimo.

Cristal e ônix foram usados para criar uma libélula estilizada, utilizada em colares, brincos e anéis. No colar, a libélula aparece rente ao fio de seda. Nos brincos, ela surge exuberante – assim como nos anéis - ou com fio comprido de ouro arrematado por uma “asinha”.
Um grande diferencial dos lançamentos é a presença do preto no fio de seda, no ônix e na braúna, servindo como pano de fundo para as fortes e belas cores das gemas.

"O valor de minhas peças vai além dos conceitos materiais, pois representa meu amor por criar jóias que, de alguma maneira, despertam a essência de cada pessoa.".(Junia Machado)
juniamachado@juniamachado.com.br



Voltar ao index