PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<<Voltar ao index

Jóias Versáteis

Janiene Finamori




Formada em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP),
Janiene Finamori encontrou na joalheria sua melhor forma de expressão. Fez Faculdade de Comunicação porque queria trabalhar com criação publicitária. Acreditava que a área de publicidade fosse atender seus anseios. "Hoje,  sei que estava certa por querer trabalhar com criação. Só não sabia que me realizaria criando jóias".

A joalheria entrou na sua vida como um hobby. Janiene estudou ouriversaria motivada pela possibilidade de confeccionar suas próprias jóias, para uso pessoal. Mas ficou tão fascinada por este universo que resolveu deixar o emprego na área de propaganda para se dedicar à joalheria. A partir daí buscou fazer todos os cursos possíveis que pudessem acrescentar os conhecimentos necessários neste setor.
"Fiz cursos de desenho de jóia, de perspectiva, de observação... Continuei estudando ouriversaria. Também aprendi a trabalhar em cera e estudei gemologia."

Brincos Cataflor- ouro 18k e pérolas -
oferece 4 opções para uso

"Acompanho as tendências, mas não me escravizo. Tomo muito cuidado para criar algo eterno e não um item 'descartável' . "


Anel Girando - ouro 18k com brilhante na placa giratória, que se move de acordo com os movimentos da mão.
1 Prêmio do I Concurso Brasileiro de Criadores de Jóias



Hoje, aos 24 anos, trabalhando aproximadamente há três na área, desenvolve alguns projetos para a indústria,  mas o foco de seu trabalho tem sido as coleções que assina para o consumidor final (desenhando, coordenando a produção das jóias e as vendas), com a preocupação em oferecer uma jóia especial, que não é efêmera como um acessório.
A designer aposta em jóias versáteis que quase sempre permitem mais de uma opção de uso. Além disso acredita que o lúdico de algumas de suas peças - que podem ser desmontadas oferecendo variações - encanta as pessoas. A dedicação integral a este trabalho já rendeu bons frutos, como o primeiro lugar no I Concurso Brasilerio dos Criadores de Jóias (1999). Neste mesmo concurso foi finalista com um conjunto de brincos (Multigotas) que oferece até 26 opções diferentes de uso. Também obteve a 3 colocação no Prêmio São Paulo Jóia Design (1 etapa  IBGM-2000), na categoria jóia de produção industrial entre R$ 1000,00 e R$ 2000,00, com gargantilha de ouro branco e esmeralda.



Conjunto Asterisco - ouro 18k com brilhantes

 

Janiene Finamori já realizou duas exposições individuais ( dezembro/2000 e junho /2001) e, no momento,  tem se dedicado à mostra inspirada nas deusas gregas que irá realizar juntamente com as designers Gaby Simão e Jean Songg , em novembro próximo, no espaço de arte Yara Silveira em São Paulo. Alguns de seus trabalhos também podem ser vistos no livro "Jóias - Os Segredos da Técnica", de Carlos Salem, lançado em outubro/2000. Este ano a designer visitou a feira de Vicenza e já se prepara para fazer uma especialização fora do país.


Brincos Mutigotas - ouro 18k e pérolas barrocas -
inúmeras opções para usar


Colar Coralina-
ouro 18k e fio de tubos de coral-esponja

    "Busco sempre me aprimorar e  agradeço por ter uma profissão  que me permite ver o mundo de olhos atentos, observando seus detalhes,  na busca de uma possível inspiração."
 



Janiene Finamori

janiene.finamori@uol.com.br