PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


Inovação
Ivete Cattani

Uma jóia de silicone... Por que não? Sempre em busca de novas idéias, materiais e formas, Ivete Cattani desenvolveu a coleção Tentáculos com este material e teve uma de suas peças, o colar, premiado no iF Product Design Award 2006, considerado o "Oscar do design".

Gaúcha, radicada em São Paulo, Ivete Cattani cursou Design Gráfico na Universidade Federal de Santa Maria, foi professora universitária, e teve vários trabalhos em tapeçaria e design gráfico premiados em concursos nacionais e internacionais.

Anel TentáculosO uso do silicone resulta de uma intensa pesquisa. Antes de optar pelo material, ela experimentou couro com vários tipos de tratamento, fibras especiais de algodão e borracha. O trabalho continuou em parceria com a indústria de material hospitalar, que desenvolveu um tipo especial de silicone para a designer. "Finalmente consegui um material com a flexibilidade e a maciez suficientes para que as jóias assumissem a forma do corpo feminino", conta Ivete, que também trabalhou com prata, cristal-de-rocha e ágata, produzindo peças que deslizam pelo corpo e criam uma sensual sensação de movimento.


Colar Lendas

Colar Tentáculos, premiado na categoria Leisure/Lifestyle do iF Design Product

Esta busca pela inovação e combinação inusitada de elementos da natureza é uma constante em seu trabalho. Suas jóias, consideradas de grande impacto estético e inspiração, denotam um imaginário singular.


Pulseira Karung

Bracelete DeLírios

A criatividade de Ivete já foi reconhecida internacionalmente em concursos como o Diamond International Awards, World's Best Jewelry Designer, Brasil Faz Design, em publicações como o Caderno de Tendências 2005, 2006 e 2007 do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). Também participou da 2ª Bienal Latino-Americana, em 2005, em Amsterdam (Holanda) e da 1ª Bienal Brasileira de Design, realizada em 2006 no Pavilhão da Oca do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

“Fazer jóia é escrever poesia, usando outra matéria-prima. Assim como o poeta, busco a possibilidade surpreendente, oculta; o segredo do metal, da pedra e de qualquer superfície, natural ou artificial, que me diga: tenho aqui um poema, liberte-o.”
Ivete Cattani
ivetecattani@ivetecattani.com

 

Voltar ao index