PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

PRECIOSA OUSADIA
José Carlos Guerreiro

Ele é o designer de jóias da marca GUERREIRO. Nos anos 60, ficou famoso pintando portrait em preto e branco, retratando pessoas do jet set nacional e internacional. Também atuou como modelo e participou de desfiles de Ted Lapidus, Valentino e do brasileiro Dener, além dos memoráveis shows de moda da Rhodia que viajaram o Brasil com a participação de celebridades como Rita Lee, Tim Maia, Jorge Benjor e Mila Moreira.



Em 1970, José Carlos Guerreiro começou a trabalhar com a prata, apresentando misturas inusitadas em peças com materiais como pele de cobra, arraia e crocodilo. Nesse período foi convidado por Walter Mancini e, juntos, abriram sua primeira loja: a Tenda Cigana. Com uma decoração especial, o espaço funcionava como um ateliê aberto, numa garagem na região nobre do Jardim América, em São Paulo. Como artesão, Guerreiro recebia seus clientes enquanto desenvolvia suas criações. A loja cresceu e abriu novo ponto na Rua Augusta, sendo freqüentada por artistas, famosos da sociedade paulista, políticos e jovens estudantes de escolas tradicionais.

Veio então a parceria com o ator Luis Gustavo, que durou até o fechamento da loja em 1983, período em que a marca GUERREIRO conquistou celebridades como Johnny Mattis, Carla Sodré, o governador Paulo Egydio Martins, entre outros.

Com a reabertura da marca no ano 2000, Guerreiro passou a se dedicar exclusivamente à criação das peças, mantendo o seu estilo original e contando com a contribuição de sua esposa Glória e sua filha Juliana Buzolin, que trouxeram um olhar estético mais apurado e inspirações nas grandes tendências mundiais.

Com desenvolvimento sempre manual na sua ourivesaria, as jóias são confeccionadas com materiais nobres como prata, ouro e pedras preciosas, conquistando público de todas as idades e oferecendo um estilo mais moderno e, ao mesmo tempo, ousado. Os grandes destaques são as pulseiras masculinas e femininas em prata e couro, escapulários e a corrente do Cristo de braços abertos. Entre seus clientes há famosos como o casal Victoria e David Beckham, além dos estilistas John Galliano, Lenny Mattos, Stefano Gabbana e Domenico Dolce.

 

“Quando me perguntam qual é o meu best-seller, eu digo é o Cristo. Uma jóia com um Cristo pendurado por um fio de couro. E esta peça tem uma história: primeiro modelei em cera, depois o deixei esquecido numa gaveta por mais de seis meses. Um dia abri a gaveta e pensei, preciso acabar este Cristo. Tive a idéia de prendê-lo pelos braços com duas pequenas bolas no cordão de couro. Coloquei no meu pescoço e saí para dar uma volta na rua. Logo na esquina, uma menina exclamou: Que lindo este Cristo! Em seguida, mais outro elogio e todo mundo ficou extasiado. A partir daí, entrou em linha com modelos em prata, ouro e cravejado com diamantes;  hoje faz sucesso no mundo todo. O mais famoso “portador” do Cristo sem dúvida é John Galliano, estilista da Dior, que comprou a jóia na loja de Saint-Tropez.  Aqui no Brasil, quem usa é Adriane Galisteu, Rico Mansur e Isabeli Fontana” (Guerreiro)

 

No Claro Rio Summer, evento realizado no mês de novembro no Rio de Janeiro, a GUERREIRO fechou parceria com a Cia Maritma. O designer desenvolveu jóias em prata para serem aplicadas em peças especiais da grife de moda praia. Os famosos e desejados “nós”, as correntes e corações - ícones dos anos 70 do joalheiro, foram algumas das peças escolhidas para virarem objetos de desejo em maiôs e biquínis desfilados na passarela carioca.

 

Elisa Joënck para Cia Maritma / Guerreiro

 

O mais recente lançamento de Guerreiro, a coleção de jóias Cabala, teve a consultoria de Shmuel Lemle, professor do Kabbalah Center e um expert no assunto. As peças, que trazem significados preciosos, já são destaque em importantes editoriais de moda do Brasil e do mundo.
Peças da Coleção Cabala, by Guerreiro

Com o perfil contemporâneo, as lojas GUERREIRO hoje estão presentes em pontos importantes do mercado de luxo paulistano - Shopping Iguatemi, Rua Oscar Freire e Daslu- e também em outras capitais brasileiras como Rio de Janeiro e Brasília, além de Saint-Tropez e Paris, na França, e Düsseldorf, na Alemanha.

"Na verdade, eu não conhecia meu próprio potencial, nem o talento para criar.
Muito menos a fama como designer de jóias."

José Carlos Guerreiro

Voltar ao index