PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


Projetos preciosos
'Gracia Costa


A formação em Design de Produto trouxe o entendimento da criação de coleções para o processo industrial, com o desenvolvimento de projetos, desde a concepção da jóia até seu lançamento, trabalhando a identidade visual da empresa até as embalagens e displays.


 

A carioca 'Gracia Costa (Engracia M. Loureiro da Costa Llaberia) entrou para o mundo do design de jóias em 1986, quando frequentou o curso de joalheria da Escola Oficina de Miriam Korolkovas, em São Paulo.

Formada em Desenho Industrial pela ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial/UERJ, em 1979, com habilitação em Design de Produto e Programação Visual), em Comunicação Social (Publicidade e Relações Públicas), 'Gracia também estudou Arquitetura na Universidade Metodista Bennet. Mas foi a partir da seleção feita pela Avon, em 1994, para o lançamento da Coleção Luiza Brunet, que iniciou seu trabalho como designer junto a indústrias.

Peça finalista do concurso nacional de design que comemorou o centenário da coroação de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Seu protótipo faz parte hoje do acervo do Museu da Basílica em Aparecida do Norte.

Seu currículo é extenso. Por sete anos, foi proprietária de lojas no Guarujá e Alphaville, de jóias em prata e acessórios, a Artesania Actual. Associada à ADOR, Associazione Designers Orafi de Milão, desde 1993, focou seu trabalho na criação voltada para empresas joalheiras e indústrias. Profissional experiente, ministra aulas de Desenho de Jóias desde 1996 e foi professora de Projeto no Istituto Europeo di Design por dois anos. Tem atuado também como curadora de diversas exposições da ADOR e de profissionais brasileiros em eventos e workshops ligados ao Design.

'Gracia participa de diversas exposições na Europa com os designers da ADOR, como Vicenza e Valenza, e teve seu trabalho publicado em revistas internacionais, o último em setembro de 2006 com desenhos na 18 Karati (Itália), além dos Catálogos Design and Designers e Industrial Design Review, publicados pela Edizione Gold, de Milão.

A partir de seu próprio repertório cultural, a designer une a criação de arte às nuances de mercado e é assim que sempre trabalhou para as empresas que buscaram seu atelier, a Officina di Design. Na modelagem em cera descobriu uma outra forma de expressão criativa, além do desenho e da modelagem em metal, e vem desenvolvendo sua própria coleção - especialmente projetada em resina associada à prata e gemas preciosas, cuja nova edição será lançada em breve.

Atualmente 'Gracia é designer da Silverbacker, onde desenvolveu a Coleção de Jóias em Prata, com pedras naturais, elos e malhas, além do projeto de identidade visual da empresa, na criação do logotipo e embalagens. É ainda consultora do IBGM na coordenação técnica do Concurso Jóia Fashion Design, organizado para as Escolas de Moda e Design de Produto da cidade de São Paulo e vem se dedicando à pesquisa acadêmica voltada à formação de profissionais para o setor joalheiro. Este projeto se desenvolve no Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, visando a implantação de um curso superior de Tecnologia em Design de Jóias para 2008.

“Todo criativo tem sua própria luz e, se todos se unirem,
será impossível não vê-los.”

'Gracia Costa
gracia@officinadidesign.com.br

Voltar ao index