PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Pequena notável

Fernanda Barcellos


Ela foi a vencedora do AngloGold Ashanti Designer Fórum Brasil 2004. Criou a peça Volpi, uma saia de bandeirinhas em ouro e coco, homenageando Alfredo Volpi que, apesar de italiano – veio para o Brasil com pouco mais de um ano de idade, é considerado um dos maiores pintores brasileiros.


"A proposta do concurso era criar uma peça conceitual, com identidade nacional. Quis mostrar um Brasil de ponta a ponta e não só regional, até perceber em minhas pesquisas que Volpi havia conseguido realmente sintetizar a nossa cultura popular em suas telas de bandeirinhas de festa junina pintadas com pigmentos naturais".



Fernanda Barcellos Corrêa nasceu em Covilhã, Portugal. Filha de brasileiros, mora em Belo Horizonte/MG desde 1974. É graduada em Desenho Industrial – Projeto de Produto pela Escola de Design da UEMG (antiga FUMA).

Sua paixão pela joalheria começou quando ainda era criança e acompanhava as coleções das maisons Cartier, Van Cleef & Arpels, Chaumet, Bulgari, Boucheron, Harry Winston, Marina B, Repossi Mauboussin, entre outros grandes nomes, nas revistas italianas de sua mãe, conceituada estilista mineira. Assim surgia seu trabalho para noivas e debutantes, com a criação de tiaras e apliques para cabelos.

Com o saudoso Cláudio Brandão estudou "História do Design da Jóia". Concluiu vários cursos na Escola Mineira de Joalheria (do amigo Marcos Augusto), com quem aprendeu ourivesaria, depois se especializou em design com Lena Garrido e, mais tarde, em modelagem em cera com Gabriel Valadares. No SENAI de Belo Horizonte fez curso com o designer japonês Yosuke Inoue.

Ela participou de várias exposições no Brasil e no exterior, tais como Feninjer, Galeria de Arte Armilla (São Paulo), 3 Brasil Gem Show, 1 Mostra Nacional de Design de jóias BDMG e Expo 98 – Lisboa, em Portugal.

Sua primeira conquista em concursos foi o Prêmio IBGM de Design 95, categoria Novos Talentos, com o brinco "Laços de Ternura", peça inspirada no glamour dos anos 50, explorando os movimentos de fitas e a inversão de degradês de granadas e citrinos, tornando assim o design da peça mais lúdico. Foi também duas vezes premiada na competição nacional do Designer Fórum – De Beers, em 95 e 97.


AngloGold Designer Forum 2002 - Young & Cool - O anel foi inspirado em um feixe de gravetos preso por uma corda. Do ouro amarelo 18K, fizeram-se os feixes polidos e a cinta acetinada que arremata a peça


Hot Glamour - O bracelete foi confeccionado em esferas polidas e texturizadas no ouro

Na primeira edição do AngloGold Designer Forum, em 2002, foram
duas peças classificadas, nas categorias Hot Glamour e Young & Cool.

Fernanda Barcellos possui seu próprio escritório de design e modelagem, onde atende a clientes exclusivos e também desenvolve coleções para indústrias de jóias de Belo Horizonte e São Paulo.

"O segredo do bom designer está em saber aproveitar e filtrar todas as informações que recebe, com muita criatividade e técnica". (Fernanda Barcellos)
fernandabarcellos@terra.com.br



Voltar ao index