PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


A arquitetura da jóia
Claudia Leroy

Brasileira e suíça ao mesmo tempo, Claudia Leroy dedicou 16 anos de sua vida à Arquitetura e Urbanismo; formou-se no Rio de Janeiro, aprimorando-se depois na Espanha com cursos monográficos de Doutorado em Arquitetura. Exerceu esta profissão em Barcelona e também em Genebra, onde casou-se e fixou residência, até o retorno com seu marido para o Rio de Janeiro. De 1998 até 2000, participou de cursos de ourivesaria e gemologia e descobriu o prazer da arte de criar a arquitetura nas jóias.

Sua primeira exposição individual, "Mediterranée", aconteceu no Rio de Janeiro, em agosto de 2000. Desde lá, ela já participou de mostras na Alemanha, Mônaco, Suíça e em capitais brasileiras, como São Paulo, Brasília e Curitiba.

Claudia montou seu atelier no Leblon, zona sul do Rio e, em 2003, inaugurou um local de vendas em Genebra (Suíça), além de dois novos points na capital paulista - na “Baby Basics” e no Atelier Laura Pedroso.

 

Em 2004 finalizou a coleção de jóias "Parfum", apresentada em chá-desfile na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa. Estas, assim como as jóias de suas quatro coleções anteriores - “Méditerranée”, “Sauvage”,“Routes des Vents” e “Azur” - se harmonizam entre o clássico e o contemporâneo.

Os nomes de suas coleções são escolhidos em função da inspiração, design e do material utilizado em cada uma delas. Nas jóias, ela consegue reunir suas três grandes paixões: gemas preciosas, culturas diferentes e a arquitetura.

 





Ouro amarelo, branco e vermelho e a prata se mesclam a corais, turquesas, pérolas, esmeraldas, águas-marinhas, turmalinas, peridotos, granadas, topázios e diamantes

Claudia foi escolhida para fazer a "Medalha Comemorativa" dos 74 anos de construção do Cristo Redentor no Corcovado, entregue em outubro 2005 ao Cardeal do RJ, Dom Eusébio Scheidt. Versátil, ela também fez com exclusividade para a Boutique "Baby Basics", de São Paulo, uma coleção de jóias para bebês. Pesquisou arte, moda e costumes dos anos 60 ao criar dezessete peças para o longa-metragem de Walter Lima Jr, "Os Desafinados", para as personagens de Claudia Abreu, Alessandra Negrini e Vanessa Gerbelli.

Em março de 2005, Claudia desenvolveu uma coleção exclusiva com mais de 30 jóias para Haydée, interpretada por Christiane Torloni na novela "América". A experiência de sucesso lhe rendeu recentemente o convite para fazer as jóias das personagens de Sonia Braga, Renata Sorrah, Louise Cardoso e Ana Botafogo na nova trama da Rede Globo, “Páginas da Vida”.

“A joalheria é meu caminho de vida e de prazer. É minha realização.”
Claudia Leroy
claudia.leroy@uol.com.br

Fotos: João Mario

Voltar ao index